Expo Macaé 2010: melhores do Julgamento de Raças recebem medalhas

01/08/2010 23:05:28 - Jornalista: Catarina Brust

A final do concurso de Julgamento de Raças foi realizada neste domingo (1º), dentro da programação da XXXI Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, promovida pela Prefeitura de Macaé, no Parque de Exposições. A competição, organizada pela Raça Assessoria e Eventos, reuniu 97 animais bovinos da Raça Tabapuã (59 fêmeas e 38 machos) e equinos (29) das Raças Quarto de Milha, Manga larga Marchador e Pônei.

O Julgamento de Raças dos Bovinos (Tabapuã) premiou, na categoria expositores e criadores: Edgard Ramos Silva Rego Jr (1º), Bruno Henry Gregg (2º) e Livia Macedo de Siqueira (3º); no Grande Campeonato de Fêmeas a Grande Campeã foi Xapa CC (Fazenda Rodeio Gaúcho – Araruama) e a Reservada Grande Campeã foi Conquista da Dorn (Fazenda Santa Clara – Cardoso Moreira). Já no Grande Campeonato de Machos o Grande Campeão foi Impulso Gaibu e o Reservado Grande Campeão foi Jethro Gaibu (ambos da Fazenda Santa Fé – Araruama). O juiz da competição foi Guilherme Queiroz Fabri.

O julgamento de equinos premiou em várias categorias, onde são levados em conta o andamento e a morfologia. O juiz responsável foi Márcio Meirelles Leite. Foram premiados a campeã, reservada campeã, primeiro prêmio e segundo prêmio nas categorias: Potra Mirim, Potra Jovem, Jovem da Raça Fêmeas, Potro Mirim, Égua Júnior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta, Funcional Fêmeas, Adulta da Raça Fêmea, Marchador Ideal Fêmeas, Cavalo Júnior, Funcional Machos, Égua Júnior de Marcha, Égua Jovem de Marcha, Égua de Marcha, Égua Adulta de Marcha, Campeãs de Marcha, Cavalo Júnior de Marcha, Cavalo Castrado e Funcional Castrado. Também foram premiados os cavalos da Raça Pônei.

- Na próxima Expo Macaé teremos um Pavilhão com Mostra de Linhagem, com produtos de seleção genética, produzidos com doação de sêmen. Esses produtos serão doados pela subsecretaria de Agricultura para pequenos agricultores do município, visando o aprimoramento da qualidade do rebanho bovino em Macaé -, explicou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.