Feira da Indústria e Comércio: espaço será consolidado para a próxima edição

01/08/2011 12:45:53 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Feira foi realizada em paralelo a Expo Macaé

A I Feira Institucional da Indústria e do Comércio (FIIC) vai ser consolidada para a próxima edição em 2012. O objetivo é dar continuidade ao espaço, que reúne entidades de classe, instituições e órgãos municipais, com a vinda de outros setores como a indústria da construção civil e comércio imobiliário, franquias e agências de turismo. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o secretário de Governo, André Braga, visitaram o espaço no sábado (30) e conversaram com os expositores.

A FIIC é uma realização da Prefeitura de Macaé, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e subsecretaria de Indústria e Comércio com parceria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O evento aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), em paralelo a XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, que começou na quinta-feira (28) e terminou no domingo (31). O secretário de Educação, Guto Garcia também participou da visita aos estandes.

- Para o próximo ano, já pedimos a subsecretaria de Indústria e Comércio que consolide o evento, trazendo ainda mais instituições para este espaço que é dedicado aos empreendedores. Queremos que o evento continue e seja ainda maior, com informações que possam aprimorar e agregar valor a esse tipo de público – explicou o prefeito de Macaé.

Já o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, ressaltou a boa relação entre o poder público e as classes empresariais. “A FIIC atendeu às nossas expectativas, pois é um espaço direcionado a um público específico e a tendência é de crescer nas próximas edições. Em 2012, a expectativa é de aumentar em 50% a feira”, explicou o subsecretário de Indústria e Comércio.

Participaram do evento instituições que visam ao fomento de empresas, como o CODIN – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, CREA-RJ, Secretaria de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca (Sedrap), Investe Rio – Agência de Fomento, Caixa Econômica Federal (CEF), Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e secretarias do município de Macaé.

Diversas concessionárias instaladas em Macaé participaram da feira, expondo veículos de passeio e utilitários, além de motos. Na abertura do evento, o prefeito anunciou que pelo menos quatro novas concessionárias que ainda não estão instaladas no município estão em negociação adiantada para se instalarem na cidade.

Durante o evento, a CEF apresentou uma linha de crédito conveniada ao BNDES, específica aos empresários do setor de turismo. “É uma linha de crédito para que a rede hoteleira, restaurantes e pousadas possam reformar ou ampliar seus empreendimentos, visando o crescimento do setor para absorver a demanda do pré-sal, no caso de Macaé, e do estado do Rio para as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014. As taxas de juro são atrativas e a agência referência no município é a CEF dos Cavaleiros”, explicou a gerente regional do Segmento Pessoa Jurídica da Caixa Econômica, Regina Lúcia. O Convention & VIsitours Bureau de Macaé vai se reunir com a CEF para estar divulgando a linha de créditos para seus conveniados.

O Banco do Brasil e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) também fecharam parceria para linha de crédito específica para o comércio. Durante toda a FIIC foram realizadas diversas palestras para os empreendedores, em parceria com o Sebrae-RJ.


Fotos Relacionadas