Feira Internacional de Artesanato vai reunir 55 países

16/02/2012 15:03:40 - Jornalista: Carla Cardoso

Em Macaé, cultura e arte caminham unidas ao desenvolvimento econômico. Prova disso é a realização da Feira de Artesanato Internacional de Macaé, a Interart, cuja primeira edição vai acontecer entre os dias 30 de março e oito de abril. A Interart vai reunir 150 expositores e representantes de 33 países e 17 estados do Brasil.

Por 10 dias, Macaé, que já é conhecida como a capital nacional do petróleo, vai ser considerada a capital mundial do artesanato. Trata-se do primeiro evento deste porte no Estado do Rio e o segundo no país. A Feira, que vai reunir diversos tipos de arte, teatro, dança, gastronomia e artesanato, será realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

O evento, que tem apoio da Prefeitura de Macaé, também promoverá o turismo na cidade. O encontro dos artistas que virão de diversos países e Estados brasileiros visa um intercâmbio cultural que vai incentivar o desenvolvimento social e o turístico da cidade. A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes, que poderão usufruir, também, de praça de alimentação, apresentação de artistas e folclore.

Nesta semana, mais uma reunião de organização foi realizada entre o organizador da Feira, Osvaldo Almeida Júnior, a vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Maria Auxiliadora de Moura, e o subsecretário de Indústria e Comércio de Macaé, Edmilson Gonçalves dos Santos, para tratar detalhes da programação.

- Trata-se de um evento que será pontual e vai inserir Macaé no calendário mundial. Já enviamos cartazes do evento para todos os consulados e embaixadas de todo o mundo e do país, observa Osvaldo Junior.

De acordo com o subsecretário de Indústria e Comércio, Macaé foi escolhida para sediar a Feira devido o choque cultural, a multiculturalidade que há no município. “Trata-se de uma cidade motivada pela questão econômica e com o evento, teremos a chance de interagir a cultura e a economia. Há 58 países representados em Macaé por meio da indústria do petróleo. Vamos ter movimentação na rede hoteleira, comércio, pois é uma oportunidade de apresentarmos Macaé a esses visitantes”, observa Edmilson.

Espaço para artesãos locais – Para participar da programação, os artesãos da região devem enviar um e-mail parafeirainterart@hotmail.com. Os participantes serão selecionados e poderão expor seus trabalhos nos estandes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL).

A Feira tem como objetivo promover com qualidade e incentivar o artesanato em geral, e em especial o brasileiro, integrar o artesão nacional no circuito mundial de eventos, colocando-o diretamente com o consumidor final, divulgar a diversidade cultural criando intercâmbio entre várias culturas bem como ampliar o mercado consumidor de artesanato e o turismo brasileiro.

A Interart tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Usina de Fomento Cultural, Macaé Convention & Visitors Bureau, Conselho Tributário Nacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Prefeitura de Macaé, Sebrae e Economia Solidária.