Festival Gastronômico recebe chefs renomados

17/08/2017 11:24:00 - Jornalista: Assessoria do evento/Julie Silveira

Foto: Divulgação

Evento faz parte do calendário oficial da cidade e acontece na orla da Praia dos Cavaleiros

A oitava edição do Festival Macaé Cultura e Gastronomia, que tem como tema "Nas Mãos do Chef", recebe especialistas renomados que vão realizar, nos quatro dias de evento - de quinta-feira (17) a domingo (20) - oficinas na Cozinha Show Todeschini. Gastronomia vegana; oficina de panificação; vinhos; churrasco de chão, entre outros, serão promovidos. O evento faz parte do calendário oficial da cidade e acontece na orla da Praia dos Cavaleiros. Atividades esportivas, ciranda literária e atrações musicais também fazem parte da programação. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao evento.

A programação começa nesta quinta-feira (17), às 19h, com palestra do consultor em panificação Philippe Lanie, que tem formação acadêmica na Ecole Supérieur de Gastronomie Ferrandi. Em seguida, a barista Adriana Valinhas, de Rio das Ostras, vai apresentar as principais diferenças entre o café especial e o tradicional de mercado em um bate-papo descontraído e informativo. Às 21h, a Embaixadora Viña Montes da Mistral Lilian Cavallari, de São Paulo, vai falar sobre vinhos. Para encerrar o primeiro dia de atividades, a Cozinha Show Todeschini recebe a chef Ana Bueno, do Restaurante Banana da Terra, de Parati (RJ).

A programação prossegue na sexta-feira (18), às 19h, com o chef Ishina Giarola, do Restaurante Puro e Simples do Sana, falando um pouco sobre gastronomia vegana. Em seguida, acontece a apresentação da sommelier de cachaça, Isadora Bello Fornari e da chef macaense Lara Carolina, que hoje atua em São Paulo. A programação deste dia será concluída pela chef Paula Prandini, que comanda o gastrobar Stuzzi, no Leblon, e o Empório Jardim.

No sábado (19), dia em que o festival começa às 10h, as atrações na Cozinha Show Todeschini iniciam ao meio-dia, com a presença do chef cearense Russo, do Restaurante Tiwan. Já às 13h, a cozinha recebe a Ceduco Escola de Gastronomia. Às 20h, o chef Pedro Rodrigues, do Bartrô Restaurante e Bistrô de Rio das Ostras, vai preparar um bobó de camarão. Em seguida, estarão presentes também o chef Bruno Marasco, do Restaurante Dona Carmina, de Niterói e a chef Kátia Barbosa, do Restaurante Aconchego Carioca, do Rio de janeiro. No domingo (20), ao meio-dia, o festival recebe os chefs Virgílio Paixão, do Devassa e Júlio Pinto, do XurrasClube, que vão falar sobre churrasco de chão.

Festival - De 17 a 20 de agosto, Macaé se transformará no melhor destino gastronômico do Estado do Rio de Janeiro. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia vai contar com pratos que serão comercializados por R$ 20. Chefs renomados mostrarão criatividade na Cozinha Show Todeschini, elaborando ao vivo pratos para degustação, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. Na quinta e sexta-feira, o festival começa às 18h, já no sábado e domingo a partir das 10h.

Polo - O Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros é formado por 17 restaurantes: Bem Natural, Devassa, Durval Gastronomia, Estação da Praia, Ilhote Sul, Kebab Store, Luigi Ristorante, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Sancho Panza, Seu Adonias Botequim, Lancheria, Guria Café e Brigaderia, XurrasClube, Boteco do Bigode, Le Blanc e Frutos de Goiás.

Durante o ano, o grupo promove cinco eventos: Festival da Sardinha Samba e Choro, Beer Beach Burger, Festival Macaé Cultura e Gastronomia, Circuito do Camarão e Butecando na Orla, oferecendo opções em gastronomia, entretenimento e lazer.