Fogos e shows garantirão grande festa na virada

30/12/2019 13:14:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

A Praia dos Cavaleiros será palco dos shows da virada

A Praia dos Cavaleiros recebe os últimos preparativos para os shows da virada. Quem for até o local dar as boas vindas para o ano de 2020, assistirá shows de artistas locais como o DJ Tássio Duarte, cantores Glauco Zulo, Andréa Martins e Bira Bello. O palco está sendo montado na areia, próximo à Rua Joaquim da Silva Murteira. Os shows terão início às 19h e vão até as 2h.

A Prefeitura de Macaé, numa ação multisetorial, estará atuando durante o evento com aproximadamente 400 profissionais. O local contará com quatro postos de saúde, com um total de 12 leitos e três ambulâncias avançadas, com 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e motoristas. Os postos estão sendo montados nas ruas Ministro Salgado Filho e Franklin Delano Roosevelt.

No local está sendo instalado pela primeira vez um posto de acolhimento de crianças que tenham se perdido dos responsáveis. Serão distribuídas pulseiras de identificação, onde constarão os dados do menor e dos responsáveis. A unidade ficará anexa ao posto de saúde na Rua Franklin Delano Roosevelt.

Também estão sendo montados três pontos de observação para atuação da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Nesta terça-feira (31), o efetivo de 139 PMs e 29 viaturas estarão realizando as rondas na orla. Os agentes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil acompanham a montagem dos postos de saúde, barracas dos ambulantes e do palco oficial.

Os ambulantes ficarão concentrados na Rua Winston Churchill. Para coibir o comércio de ambulantes não cadastrados, fiscais da Coordenadoria de Posturas irão trabalhar durante o evento.

Estão sendo instalados 90 banheiros químicos, que estarão distribuídos ao longo das orlas dos Cavaleiros e Pecado. Irão atuar na limpeza 30 agentes de serviços públicos.

Fogos

Uma das atrações mais esperadas na hora da contagem regressiva, o show pirotécnico iluminará os céu por 12 minutos dando as boas-vindas a 2020. Este ano, serão oito toneladas de fogos, quase o dobro do ano passado, quando foram 4,2 toneladas. Os fogos estarão em três balsas grandes, que ficarão ancoradas a 400 metros da orla, entre os postos 1 e 2.

Transporte e trânsito

Ao todo, serão 80 agentes de trânsito, 15 viaturas, oito motocicletas e um reboque que estarão trabalhando nos Cavaleiros e adjacências para organizar o tráfego de veículos. Além disso, para o transporte público, serão direcionados 100 ônibus para o local da festividade, a partir das 19h. Também haverá reforço nos ônibus para a Região Serrana, com saída de 30 a 30 minutos, a partir da meia-noite, do PF1 (Rua Jandira Perlingeiro).

A partir das 6h desta terça-feira (31) até às 6h do dia 1º de janeiro, haverá bloqueio na Avenida Atlântica, a partir da Rua Jorge Reid. O acesso às residências que se localizam entre as ruas Jorge Reid e Val Paraíso se dará pela Avenida Nossa Senhora da Glória. Será proibido estacionar no trecho interditado. Haverá permissão de acesso para fornecedores de restaurantes e pessoas que tenham autorização da Coordenadoria de Posturas para a instalação de tendas na praia dos Cavaleiros. O horário limite de acesso será até às 18h.

A Avenida Nossa Senhora da Glória estará liberada ao trânsito de veículos, mas não será montada faixa reversível. A recomendação da Secretaria de Mobilidade Urbana é que o público opte por coletivos, táxis ou transporte por aplicativo.

Ônibus de turismo

O estacionamento de ônibus de turismo na orla das praias está proibido. Desde o dia 26 de dezembro vigora novo procedimento estabelecendo a obrigatoriedade de autorização, com solicitação feita no mínimo três dias úteis de antecedência. Todos os grupos deverão ser acompanhados por Guia de Turismo Regional – RJ, cadastrado no CADASTUR, conforme a Lei nº 4315 de maio de 2004.

As agências deverão encaminhar formulário com todos os dados da empresa, do guia, do veículo e do condutor para o e-mail cadastroevistoria@macae.rj.gov.br, com cópias dos documentos do CADASTUR do Guia de Turismo, da empresa de ônibus e da Agência de Viagens, identidade e CPF da pessoa responsável pelo grupo.

Na sede do município, os veículos de turismo deverão ficar alocados no estacionamento público localizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na Rodovia Amaral Peixoto, 170, São José Barreto. Já na região serrana, o estacionamento deve ser feito apenas nos locais sinalizados.

Durante a permanência no município, o ônibus deve portar a lista de passageiros com nome e número de identidade e a autorização emitida pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

As agências podem entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana através do cadastroevistoria@macae.rj.gov.br e pelo telefone (22) 2762-7333, ou com a Secretaria Adjunta de Turismo, sedecturmacae@gmail.com ou telefone (22) 2791-9008 ramal 319.


Fotos Relacionadas