Indústria e Comércio formará comitiva para Rio Franchising

17/02/2011 15:01:10 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Romulo Campos

Potencial do mercado local, em franca expansão, é um atrativo para novos investimentos. Muitas franquias já se instalaram com sucesso na cidade

De olho no crescimento de novos empreendimentos em Macaé, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Subsecretaria de Indústria e Comércio (Semic), levará uma comitiva para a Rio Franchising Business, que acontece no Riocentro. Os empresários interessados em conhecer novas oportunidades de negócios durante o evento poderão participar da comitiva se inscrevendo pelo email da Semic: semic@macae.rj.gov.br.

A Rio Franchising Business acontece entre os dias 15 e 17 de setembro no pavilhão 2 do Riocentro e deverá reunir mais de 200 marcas de destaque no comércio nacional. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Franchising – Rio e cerca de 80% dos estandes já estão ocupados.

- Estamos iniciando um cadastro prévio dos interessados em participar do evento, com nome e dados completos, contato e grau de interesse. Nosso objetivo é continuar incentivando os empresários locais a estarem investindo em Macaé que é um mercado que se mantém em constante expansão, explica o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves.

O potencial do mercado local, em franca expansão, é um atrativo para novos investimentos. Muitas franquias já se instalaram com sucesso na cidade, como é o caso do Shopping Plaza Macaé que trouxe várias empresas do setor e grandes lojas âncoras. De acordo com informações de empresários, estudos apontam uma demanda reprimida de consumo na ordem de R$ 35 milhões. Por conta disso, um hipermercado já sinalizou sua instalação no município de olho na classe C,D e E. A intenção também é instalar um novo shopping na cidade, desta vez, direcionado às classes A e B.

- Macaé é um município que não para de crescer e oferece muitas oportunidades de negócios. Estamos vendo que além de Macaé sediar toda a base de exploração e produção do pós-sal na Bacia de Campos, está também sendo pólo do pré-sal. Empresas instaladas no município estão ampliando suas áreas aqui, demonstrando a oportunidade crescente que o mercado local oferece.
Entre elas, a BR Distribuidora que confirmou a aquisição de uma área de 102 mil metros quadrados em Macaé, totalizando um investimento de R$ 100 milhões, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos.

De acordo com o coordenador de Indústria e Comércio, Alexandre Carneiro, a feira de franchising é uma oportunidade para os empresários estarem estudando novas oportunidades de negócios.

- Para quem possui capital e quer investir, essa é uma grande oportunidade de buscar no lugar certo um novo empreendimento. O franchising oportuniza ao empresário já trazer uma marca, um nome conhecido que facilita o sucesso do empreendimento. Várias marcas, que são franchising, já se estabeleceram em Macaé e estão aí para demonstrar que o retorno é garantido, explica Alexandre Carneiro.

Entenda o que é o franchising

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

A franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. As franquias envolvem a concessão e transferência de: marca, tecnologia, consultoria operacional e produtos ou serviços.