Laboratório de Metrologia Ambiental do IMMT renova certificado no Conselho Regional de Química

22/07/2011 11:06:31 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiário

O Laboratório de Metrologia Ambiental do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Prefeitura de Macaé, renovou seu certificado Conselho Regional de Química. Criado há três anos pelo Instituto, o laboratório é altamente qualificado com equipamentos específicos e profissionais capacitados para desenvolver estratégias de análises ambientais de água e efluentes.

O monitoramento ambiental é feito por uma equipe técnica, com instrumentos e equipamentos de química analítica quantitativa de última geração. As atividades realizadas no laboratório auxiliam diversos órgãos da Prefeitura, dentre eles estão a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Esane (Empresa Pública Municipal de Saneamento), Secretaria de Saúde entre outros.

Com uma estrutura bem estruturada para análises ambientais, o Labmam (Laboratório de Metrologia Ambiental) renovou o seu certificado de registro no CRQ - Conselho Regional de Química sob o número PJ-06347.

Com o registro, o IMMT se torna apto a prestar serviços de análise de parâmetros inorgânicos; de metais; de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO); de Demanda Química de Oxigênio (DQO); de Teor de Carbono Orgânico Total (TOC); de Nível de Radioatividade; medição de Ph – Campo e laboratório; medição de Condutividade elétrica; medição de Nível de Oxigênio dissolvido (OD); medição de Turbidez; medição de Sólidos Totais Dissolvidos, medições de parâmetros orgânicos e microbiológicos.
Além disso, o registro do CRQ atesta a capacidade técnica do IMMT, possibilitando o processo de certificação junto ao INEA/FEEMA (Instituto Estadual do Ambiente e Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) para emitir relatórios dos resultados de análises de águas e efluentes sanitários e industriais, necessários para o monitoramento e para os licenciamentos ambientais de baixo impacto das empresas.

O diretor-presidente do IMMT Henrique Carvalho conta que o Instituto está com um processo interno de credenciamento das análises de parâmetros ambientais junto ao INEA- Instituto Estadual do Ambiente, órgão este responsável pelo licenciamento ambiental dos laboratórios no estado do Rio de Janeiro, visando proteger, conservar e recuperar o meio ambiente para promover o desenvolvimento sustentável.

- O credenciamento será válido pelo período de dois anos e habilitará o Labmam para a realização de análises necessárias ao atendimento do Programa de Autocontrole e ao controle de qualidade ambiental do Estado do Rio de Janeiro, e também ao controle de higienização dos reservatórios de água (Decreto nº. 20.356, de 17/08/1994), explica Henrique Carvalho

Recentemente, o laboratório foi o responsável técnico dos resultados de condição de balneabilidades das praias de Macaé, seguindo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - 274 de 2000, que dispõe sobre a avaliação de parâmetros e indicadores específicos, de modo a assegurar as condições de banho das praias e lagoas, seguindo as metodologias de amostragem e procedimentos analíticos especificados nas normas aprovadas pelo Inmetro (Instituto Nacional Metrologia) ou na ausência destas, as do Standard Methods for the Examination of water and wastewater – Apha – Awwa – WPCF.

Estes resultados na integra se encontram no site www.immt.rj.gov.br.