Macaé estará presente na Rio Oil & Gas 2010

17/08/2010 16:03:09 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

O objetivo é atrair indústrias do segmento de petróleo e gás a se instalarem em Macaé

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estará presente na Rio Oil & Gas 2010, que acontece entre os dias 13 e 16 de setembro. Principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro. Neste ano, a prefeitura estará apoiando a participação da Rede Petro-Bacia de Campos no evento, visando o fomento de novos negócios para as empresas de petróleo e gás instaladas no município.

Também já estão sendo agendados encontros e reuniões durante o evento na cidade do Rio.

- A prefeitura de Macaé entende que é importante o apoio às empresas do município para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. Para isso, a prefeitura está apoiando a participação da Rede Petro-Bacia de Campos, que reúne diversas empresas locais, na Rio Oil & Gas 2010. Durante a feira estaremos nos reunindo com empresários, visando à divulgação das oportunidades de negócio na ‘Capital Nacional do Petróleo’ -, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos.

Desde sua primeira edição, em 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do Rio de Janeiro como "capital do petróleo", já que o estado concentra mais de 80% de todo o óleo produzido no país, além de 47% da produção de gás. A exposição é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, bem como, a conferência dá a oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.

- O objetivo é atrair indústrias do segmento de petróleo e gás a se instalarem em Macaé, assim como empresas de serviço também. É intenção da prefeitura de Macaé estar participando em 2011 da Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, no Texas (EUA), com um estande. Para a Rio Oil & Gas 2010 já temos alguns encontros agendados com a Câmara de Comércio de Houston e com representantes de empresas da Coreia do Sul -, informou o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

A reunião com John C. Cuttino, representante da Câmara de Comércio de Houston (Opportunity Houston) está agendada para o dia 12 de setembro, véspera da abertura da Rio OIl & Gas 2010. Cuttino esteve em Macaé em julho deste ano, onde participou de encontros na secretaria de Desenvolvimento Econômico e com o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi. “Durante a feira, no estande da cidade de Houston, será uma grande oportunidade para assinarmos um protocolo de intenções, visando parceria entre empresas de Macaé e Houston”, completou o subsecretário de Indústria e Comércio.

A participação da Rede Petro-Bacia de Campos no evento é fruto do convênio do Programa da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia, firmado entre o Sebare-RJ e a Petrobras UO-BC, que visa o fomento das micro, pequenas e médias empresas da Bacia de Campos. A Prefeitura de Macaé também é parceira da participação da Rede Petro na Rio Oil & Gas 2010.

Rio Oil & Gas Expo and Conference
www.riooilgas.com.br
Feira -Segunda à quinta-feira, das 12h às 20h
Conferência - Segunda à quinta-feira das 9h às 18:30h
Números de 2008
Feira
Expositores – 1.200
Espaço de feira ocupado – 35.000 metros quadrados
Países Participantes – 23
Visitantes – 39 mil
Conferência
Delegados – 5.000
Número de trabalhos técnicos apresentados - 705