Macaé ocupa primeiro lugar na recuperação de empregos

27/04/2018 11:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Município registrou a criação de 1.069 vagas

O Dia do Trabalhador deste ano (1º de maio) terá mais um motivo de comemoração. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério de Trabalho, apontam que o mês de março de 2018 obteve o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Nessa recuperação nacional dos empregos com carteira assinada, Macaé ficou em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, com a criação de 1.069 vagas. O setor que mais empregou foi o de serviços.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, o número de encaminhamentos de trabalhadores para vagas de empregos no primeiro trimestre deste ano também cresceu, com mais 617 ofertas que o mesmo período do ano passado. O órgão divulga toda semana a listagem atualizada com descrição das vagas de emprego, disponíveis no mercado de Macaé em diversas áreas.

Os números positivos puderam ser percebidos em todo o Brasil, onde, no mês de março, cerca de 56 mil empregos formais foram criados. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio destaca que os investimentos em infraestrutura no município, sobretudo em mobilidade urbana e saneamento, têm como objetivo fazer com que a cidade tenha a estrutura necessária para seus cidadãos, bem como para as empresas, tendo como consequência, a manutenção e a geração de vagas de emprego, principalmente, com o reaquecimento da indústria do petróleo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Gustavo Wagner, a melhoria do preço do barril de petróleo que, atualmente, passa dos 70 dólares (R$ 238,00), demonstra a retomada dos investimentos.

"Vale a pena investir no petróleo do Brasil. Em Macaé, perdemos cerca de 40 mil vagas nos últimos três anos por conta da crise. A retomada traz expectativas que passam pelo município, pois temos um parque industrial instalado com capacidade ociosa e mão de obra qualificada. Outros três pontos positivos são a regularidade do calendário de leilões, confiança dos investidores internacionais e retomada dos investimentos em campos maduros na Bacia de Campos", avalia o secretário.

Cadastro - O cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego pode ser efetuado presencialmente na Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda (Central do Trabalhador) ou pela internet. O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. O endereço é Rodovia Amaral Peixoto, s/n (em frente ao Estádio Cláudio Moacyr), Barra de Macaé, com funcionamento das 8h30 às 17h.