Macaé: perspectiva econômica para 2012 aponta números positivos

05/03/2012 10:14:47 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Abertura de novas empresas no município representou, em 2011, 8% do total do estado do Rio.

O setor econômico de Macaé vive momentos de expectativa positiva para 2012. Aliás, muito positiva. O município está entre as 50 melhores economias do país, em franca ascendência e com perspectiva de ser também a cidade do pré-sal, graças à descoberta de um novo poço de petróleo. Em 2011, o número de empresas chegou a 12.353, com uma média de crescimento nos últimos três anos de 11,32% - o que representou 8% do total de empresas abertas no estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).

Com o crescimento do setor petrolífero, a estabilidade política e financeira do país, a cidade se torna palco de atração de novos negócios. O cenário na construção civil reflete isso claramente em Macaé. Em 2011, foram protocolados dois mil novos pedidos de aprovação de obras, tornando a cidade um grande canteiro de novos empreendimentos imobiliários e empresariais.

-Todos os indícios de produção e prospecção de petróleo estão em alta. Acompanhando isso, o preço internacional do petróleo que pode se situar na média anual acima do preço médio de 2011. Estamos prevendo um preço médio acima de U$ 110 o barril – explica o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega.

Com isso, a atividade econômica, que já apresentou números bastante positivos, em 2011, confirma a cidade na evolução do emprego formal no estado. O número de novas vagas de emprego criadas, entre janeiro e dezembro do ano passado, foi de 12.342. O que levou Macaé ao posto de segunda cidade do estado em geração de emprego, perdendo apenas para a cidade do Rio de Janeiro.

A movimentação do setor de petróleo e gás em alto mar reflete no dia a dia do Aeroporto de Macaé. Em 2011, aeronaves de asa fixa e móvel transportaram 455.447 mil passageiros em 70.718 pousos e decolagem. Setores como hotelaria, gastronomia e comércio apresentam crescimento, usufruindo diretamente deste novo desenvolvimento, como mostra a evolução no número de empresas novas abertas no município.

- Tivemos um total acumulado de receita direta entre royalties e participação especial de R$ 536.110.200,00. Com isso, Macaé figura no cenário nacional entre as 50 melhores economias do país com um crescimento no orçamento de 16% em relação a 2010 – completa o presidente do Fumdec.