Macaé prepara espetáculo para show da virada

27/12/2018 11:48:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Show pirotécnico em Macaé terá 12 minutos

O espetáculo da virada, em Macaé, terá seis toneladas de fogos, com três balsas, e show pirotécnico de 12 minutos na Praia dos Cavaleiros. A expectativa é receber cerca de 80 mil pessoas no Réveillon de 2019. O evento começará às 20h do dia 31 de dezembro (segunda-feira) e terminará à 1h do dia primeiro (terça-feira). A apresentação ficará por conta do DJ Moacyr Júnior e o saxofonista Ryon Sax. A região serrana também terá festa no Sana, com a banda de forró Pavio Curto, no espaço CriaSana.

Na Praia dos Cavaleiros, as balsas estarão localizadas entre os postos um e dois, em distância de 450 metros da faixa de areia por medida de segurança. As balsas serão fundeadas no dia 31 pela manhã. Os fogos têm oito polegadas de potência e chega a 250 metros de altura. O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) já autorizou o fechamento do espaço aéreo na localidade onde terão os fogos.

A Prefeitura de Macaé preparou a infraestrutura para a festa da virada. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar quatro postos na orla dos Cavaleiros, que estarão instalados entre as ruas Mar Del Plata e Franklin Roosevelt. A equipe de profissionais será formada por médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, além de três ambulâncias UTIs, equipadas com médico, enfermeiro e técnico, cada uma delas.

Na área de segurança, todo efetivo da Secretaria de Ordem Pública estará nas ruas, além do reforço da Polícia Militar, que receberá 80 policiais a mais para o Réveillon. Não serão permitidos veículos com som nas orlas do município. A fiscalização será realizada pelos órgãos de segurança. Os veículos que não cumprirem a orientação serão recolhidos para o pátio da Mobilidade Urbana.

Trânsito e Transporte

O esquema especial de trânsito e transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana terá cerca de 70 agentes de trânsito e cem ônibus extras. O objetivo é auxiliar o fluxo de veículos e deslocamento de pessoas aos pontos onde acontecerão os festejos.

Na Avenida Atlântica, a interdição entre as Ruas Jorge Reid e Val Paraíso começará às 8h do dia 31 de dezembro e irá terminar às 6h do dia 1º de janeiro de 2019. A operação de carga e descarga para restaurantes e barracas ao longo da Avenida Atlântica será permitida até as 18h do dia 31 de dezembro.

O estacionamento será proibido em ambos os lados da Rua Franklin Roosevelt, em período de 20 metros, iniciando junto à Avenida Atlântica, onde será o posto médico dois. O estacionamento também será proibido nos dois lados da Rua Mar Del Plata, em perímetro de 20 metros, começando pela Avenida Atlântica, onde será o posto médico um.

Já o esquema especial de transporte irá começar no dia 31 de dezembro, a partir das 20h. Serão 120 ônibus direcionados para os locais das festividades, Cavaleiros e Sana. As linhas com atendimento para a virada do ano são: Central x Lagoa e Lagoa x Central (passando pelos bairros Campos do Oeste, Sol e Mar). Na serra, haverá ônibus durante toda a noite Central x Frade e Frade x Sana a partir das 20h, de uma em uma hora.

Autorização para tendas

Termina, nesta sexta-feira (28), o prazo para solicitar a autorização de montagem de tendas nas orlas do município. O atendimento é das 8h às 17h, na Coordenadoria de Posturas. É necessário apresentar documento de identificação e indicar, no ato do pedido, o local desejado.

A montagem estará liberada a partir das 14h do dia 31 de dezembro. A entrada de veículos para desembarque dos itens a serem utilizados na barraca será permitida somente até as 18h. As tendas devem seguir as orientações da normativa, tendo obrigatoriamente que medir 3x3 metros. O espaço é exclusivo para confraternização e não será permitida a realização de festas com cobrança de ingressos, bem como qualquer outro tipo de comercialização.

Não será permitida a utilização de churrasqueiras, tochas, fogos de artifício e recipientes de vidro, inclusive para bebidas. A Coordenadoria de Posturas está localizada no Centro Administrativo Luiz Osório, na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro, 2º andar. Mais informações podem ser obtidas no horário comercial pelo telefone 2765-8700.

A contratação das atrações para o show da virada foi feita pela iniciativa privada.


Fotos Relacionadas