Macaé promove a primeira edição do “Projeto Nossas Frutas” no Centro de Convenções

16/09/2010 20:04:07 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Foram apresentadas as tecnologias de cultivo do abacaxi, banana, citros e maracujá

A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e a subsecretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), promoveu nesta quinta-feira (16), a Primeira edição do “Projeto Nossas Frutas”, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

O projeto foi iniciado às 8h e visa à busca de resultados positivos para a fruticultura no Estado do Rio de Janeiro, fazendo a transferência de tecnologias geradas pela Pesagro-Rio, utilizando como metodologia a instalação de Unidades Demonstrativas em quatro regiões do estado.O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, participou do lançamento do projeto.

- Estamos hoje aqui, tentando resgatar a fruticultura e floricultura do município de Macaé e da região do nosso estado, como os técnicos de pesquisa de frutas estão sediados aqui em Macaé, o município foi escolhido para sediar o primeiro encontro do projeto -, disse o subsecretário de Agricultura de Macaé, Jonas de Siqueira Cézar. Ainda segundo o secretário, o objetivo maior do projeto é implantar, junto com a Pesagro-Rio, campos de demonstração para treinamento dos produtores e trabalhadores rurais para manejo da fruteira.

Os técnicos das prefeituras e da Emater-Rio receberão treinamento e atuarão como multiplicadores, possibilitando a realização de cursos e acompanhamento técnico aos produtores rurais interessados no plantio de fruteiras.

O município já possuía um acordo de cooperação com a Pesagro-Rio anteriormente, mas ainda não tinha sido implementado, segundo o coordenador do Projeto Nossas Frutas, Haroldo Lara.

- Devido ao grande empenho do subscretário de Agricultura, estamos fechando novas parcerias: a subsecretaria Municipal de Agricultura fará o levantamento da demanda local sobre os tipos de fruteiras que os produtores plantarão -, esclarece Haroldo.

Foram apresentadas as tecnologias de cultivo do abacaxi, banana, citros e maracujá por terem sido previamente experimentados no solo da região e demonstrarem boa produção. Esta é a primeira parte do projeto, depois será feito um levantamento para determinar a vocação da região quanto às culturas de fruteiras que será feito pela Emater-Rio, em parceria com os técnicos a subsecretaria de Agricultura, então, serão criados cursos e treinamentos, localizados e específicos para esta demanda.

Fruticultura no Estado do Rio

A fruticultura é um dos segmentos de maior importância socioeconômica dentre as atividades agropecuárias do Estado do Rio de Janeiro pela própria característica de proporcionar trabalho e renda em pequenas propriedades representativas da agricultura familiar.

As diferentes regiões do Estado do Rio reúnem condições edafoclimáticas (condição de solo e clima) favoráveis à implantação e desenvolvimento da exploração frutícola diversificada e, considerando a forte demanda de consumo de frutas, o potencial de produção e comercialização é muito grande.