Macaé recebe palestra sobre Cadastur

10/04/2017 14:58:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Arte do evento

Objetivo é cadastrar empreendimentos do setor turístico

A Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), em parceria com a Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, realizará, nesta terça-feira (11), palestra sobre o Cadastur, órgão que visa promover ordenamento, formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

O evento acontecerá, às 11h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O objetivo é cadastrar os empreendimentos do setor turístico e, ainda, mostrar a importância e os benefícios de se aderir ao Cadastur. Além disso, diversos serviços no setor do turismo têm a obrigatoriedade do cadastro.

"A proposta é dar ciência a todo trade turístico dos benefícios do Cadastur, além de atuar na regulamentação desses empreendimentos", afirma o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson da Silva.

No encontro, o diretor de operações da TurisRio, Sérgio Mello, irá falar sobre a importância da regularização, quem pode ser cadastrado e os documentos necessários. Além disso, quem desejar poderá se inscrever, gratuitamente, no Cadastur. Para isso, é preciso levar a cópia do contrato social, alvará e CNPJ.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo, também, uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e o Distrito Federal.

Benefícios - Com a inscrição no Cadastur, os benefícios são: incentivo a participar de programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal

Quem deve se cadastrar

O cadastro é obrigatório para as seguintes atividades (Lei nº 11.771/08 e nº 8.623/93): agências de turismo; meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); guias de turismo; transportadoras turísticas; acampamentos turísticos; organizadoras de eventos; parques temáticos.

Também podem se cadastrar, opcionalmente: restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções, feiras, exposições e similares; parques temáticos aquáticos; empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico; empreendimentos de apoio à pesca desportiva; casas de espetáculos, shows e equipamentos de animação turística; prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadores especializados em segmentos turísticos.

A Acim está localizada no calçadão da Avenida Rui Barbosa, número 270, Centro.