Macaé sedia 11º Feira de Animais Rio Genética

08/09/2010 12:12:11 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Produtor poderá inspecionar os animais a partir das 8h e oferecer o lance até às 14h

Macaé sedia pela primeira vez a 11º Feira de Animais Rio Genética neste sábado (11) a partir das 8h, no Parque de Exposições Latiff Mussi. O evento é promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), com apoio da subsecretaria de Agricultura da prefeitura de Macaé. A feira reúne cerca de 350 matrizes, novilhas, bezerras e reprodutores da raça Girolando.

O Programa Rio Genética da Seappa é realizado em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro – ACERJ, e visa a introdução de animais de qualidade permitindo a melhoria progressiva do rebanho e da produtividade leiteira. O programa, com linha de financiamento e juros de 2% ao ano, um ano de carência e cinco para pagamento, atrai criadores que pretendem investir na melhoria genética do plantel. A meta do estado é dobrar a produção leiteira até 2014.

Os interessados em participar da 11º Feira de Animais Rio Genética e se candidatar a linha de financiamento, devem se dirigir aos escritórios da Emater-RJ em seu município para cadastramento prévio. Essa etapa é fundamental para o acesso à linha de crédito do programa.

- Mesmo sendo comprador de primeira vez, o produtor pode procurar o escritório da Emater-RJ e fazer sua inscrição prévia para participar da feira. Após a inscrição, ele recebe um formulário para verificar sua situação cadastral junto ao Banco do Brasil, que é a instituição que financia a compra dos animais. O produtor assina um termo de compromisso informando para qual laticínio ou cooperativa de leite irá fornecer sua produção -, informou o técnico do escritório da Emater-Rio em Macaé, André Luis Barbosa.

No dia da feira, o produtor poderá inspecionar os animais a partir das 8h e oferecer o lance pelos animais até às 14h, quando será iniciado o leilão. O lance mínimo é de R$ 3.250, por animal, excetuando as bezerras, que serão vendidas por lote.

- Essa linha de crédito, com juros de 2% ao ano, carência de um ano para pagamento e prazo de cinco anos, é uma ótima oportunidade para o produtor leiteiro de Macaé e região estar melhorando a qualidade de seu rebanho e ampliando sua produção leiteira. Com iniciativas como essa podemos facilitar o acesso do produtor a animais de melhor qualidade, gerando mais renda e emprego para o setor -, observou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

O escritório da Emater-RJ em Macaé fica na Rua Francisco Portela, 489, Centro.