Macaé terá mais uma unidade do Senai

15/06/2011 19:02:52 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Prefeito assina cessão de área no Lagomar onde será implantada sonda escola para cursos de capacitação

Macaé terá mais uma unidade de capacitação do Senai. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, assinou, nesta quarta-feira (15), termo de concessão de direito de uso de área no bairro Lagomar, próximo ao Polo Industrial de Cabiúnas, onde será implantada a sonda escola. Os cursos são para formação de plataformistas e sondadores, e atendem a demanda apontada pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, (Prominp).

A parceria da prefeitura com o Sistema Firjan/Senai tem participação da Petrobras que estará cedendo as sondas, por meio de comodato, para a implantação dos cursos.

Em contrapartida a concessão do uso da área pela prefeitura, o Senai fornecerá toda a infraestrutura para a implantação do treinamento de mão de obra. De acordo com o assessor da diretoria do Sistema Firjan, Ziney Marques, o Senai cederá 10% de vagas para pessoas de baixa renda, indicadas pela prefeitura. “A intenção também é contratar pelo menos 30% da mão de obra em Macaé”, explicou. Os alunos dos cursos poderão treinar numa mini sonda de 30 metros cedida pela Petrobras.

O prefeito Riverton Mussi destacou o empenho da comissão local da Firjan em trazer essa nova unidade para Macaé e por mais esta oportunidade de parceria.

- A doação de mais um terreno para a construção desse módulo é uma grande conquista dentro do projeto de qualificação de mão de obra para aqueles que procuram nosso município em busca de oportunidade no setor de petróleo e gás. A disputa pela segunda unidade do Senai foi bastante acirrada e se não fosse a Comissão Municipal da Firjan isso não teria acontecido – pontuou Riverton Mussi.

De acordo com o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, até 2014, a Petrobras estará adquirindo mais 28 sondas.

- Há três anos implantamos uma unidade do Senai, no bairro do Botafogo, que hoje é uma realidade para Macaé, com vagas lotadas e altamente disputadas e que não está conseguindo até atender a demanda e que demonstra a necessidade de mais um modulo de capacitação no município. Agora, partimos para a implantação de outra unidade no município para atender às necessidades do mercado de petróleo e gás que não tem mão de obra local capacitada para atender essa demanda O projeto nasce para atender esse apagão de profissionais – explicou o subsecretário de Indústria e Comércio.

O vice-presidente do Sistema vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan),Raul Sanson, assinou o termo de concessão de uso da área, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário de Governo, André Braga, o presidente da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Esteves, o coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Navega, o gerente executivo do Sesi/Senai Macaé, Luiz Eduardo Campino, vereadores e empresários.

Clique e veja o vídeo sobre mais essa conquista da Prefeitura de Macaé.