Macaé terá Seminário Tecnológico TI para Petróleo

25/02/2011 15:54:53 - Jornalista: Catarina Brust

De olho num mercado cada vez mais competitivo, Macaé receberá o Seminário Tecnológico TI para Petróleo, no dia próximo dia 22 de março. O evento visa discutir a atual demanda de Tecnologia da Informação (TI) pelo mercado de petróleo e gás e das necessidades de infraestrutura da cidade de Macaé para atender ao maior polo de petróleo e gás do Brasil. O seminário contará com a participação de autoridades, representantes e técnicos, bem como do empresariado consumidor e produtor de recursos de TI.

O Seminário tem apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e subsecretarias de Indústria e Comércio (Semic) e de Ciência e Tecnologia e será promovido pela Softex,através da empresa Inovarte Projetos. O evento acontece no Hotel Blue Tree Towers, na praia do Pecado, a partir das 9h.
Nesta semana, representantes da prefeitura de Macaé se reuniram com a equipe que promove o seminário.
- O evento visa discutir a atual demanda de TI pelo mercado de petróleo e gás e as necessidades de infraestrutura da cidade de Macaé. O seminário terá a participação de autoridades e representantes técnicos do setor. Mais do que isso, o propósito é o desenvolvimento tecnológico no município, transformando a cidade numa” tecnópolis” para que num futuro bem próximo possamos ter um parque tecnológico -, ressalta o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves.
O subsecretário ressalta que o objetivo é atrair para Macaé a indústria de tecnologia, investindo em capital intelectual e, consequentemente, gerando um desenvolvimento sustentável, conhecimento e mão de obra especializada.
- No atual cenário de Macaé, não só queremos trazer novas empresas, mas também novos empreendimentos voltados para a alta tecnologia, com mão de obra extremamente qualificada. Isso irá gerar um novo cenário de desenvolvimento econômico para Macaé e, consequentemente, uma população de alto poder aquisitivo -, completou Edimilson Gonçalves.
O mercado de TI se mostra cada vez mais atraente para quem quer investir em inovação. A Petrobras, por exemplo, já divulgou que irá investir R$ 254 bilhões no pré-sal, sendo que R$ 11 bilhões serão direcionados para inovação em Tecnologia da Informação.
A Softex, que promove o seminário, é uma Organização da Sociedade Civil para promoção da excelência do software brasileiro criada em 96, com sede em Campinas (SP). O objetivo social é o de executar, promover, fomentar e apoiar atividades de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico de geração e transferência de tecnologias e da promoção do capital humano, através da educação, cultura e treinamento apropriados, de natureza técnica e mercadológica em Tecnologia de Software e suas aplicações, com ênfase no mercado externo, visando o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, através da inserção do país na economia mundial.
- O seminário terá a participação de quem consome e quem tem soluções para a área de TI, focando nas necessidades do setor de petróleo e gás da cidade de Macaé e entorno. Vamos identificar as tendências da indústria de petróleo e gás e focar no desenvolvimento de soluções para o setor -, explica o vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), conselheiro da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e da Inovarte Projetos, Arlindo Catoia Varela. O consultor de mercado de óleo e gás para TI internacional da Softes, Álvaro Moreira, também participou da reunião preparatória para o evento.

O secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, ressalta que o seminário terá um painel que abordará a questão do impacto ambiental e apresentará soluções para o setor.

- A TI tem uma área vasta de abrangência e em relação à questão da gestão ambiental necessitamos de informações muito frequentes, no monitoramento de sistemas – de água, ruído e ar – em pontos adequados que irão controlar a qualidade de vida da cidade. Por exemplo, podemos instalar um flutuador conectado a um sistema de informações por meios de eletrodos quer irão detectar no ar, a presença de CO, CO2 (gás carbônico) e NOX (enxofre) e mandar para um central em tempo real. Isso é uma TI que pode trazer muitos ganhos para uma cidade como Macaé -, explica o secretário de Ambiente.

Já o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto de Siqueira Barreto, o debate durante o seminário será focado em discutir quais demandas a cidade necessita para serem buscadas soluções, no que se refere à Tecnologia da Informação.

- Estaremos discutindo as questões e demandas ligadas ao setor e as empresas estarão focadas em apresentar soluções. Macaé ainda necessita ampliar a rede de fibra ótica, aumentando a capacidade para atender também a população em geral -, explica Roberto de Siqueira Barreto.

As micro e pequenas empresas poderão aproveitar a oportunidade do conteúdo local, já exigido nos contratos, para o desenvolvimento de um cluster (grupo que trabalha com um produto só) de tecnologia em Macaé. “Isso disponibilizaria qualificação profissional e desenvolvimento duradouro pós petróleo e cria um banco de excelência de informação para a área de petróleo e gás, desenvolvendo ainda mais o potencial do conteúdo local”, ressalta o presidente do Fumdec, Francisco Navega.