Médicos veterinários comemoram dia da categoria

09/09/2010 17:38:16 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Comemoração reuniu profissionais de Macaé e região

Os médicos veterinários de Macaé e região comemoraram, em grande estilo, o Dia do Veterinário, nesta quinta-feira (09). O encontro, realizado na Churrascaria Galope, foi promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, que abrange os municípios de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã, e reuniu cerca de 80 profissionais.

- Este é um momento de confraternização em que podemos promover a integração com profissionais de outros municípios, trocando conhecimento e informações. Só na Prefeitura de Macaé são 20 profissionais que atuam nas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico (subsecretaria de Agricultura) e Meio Ambiente -, explicou o assessor do Conselho e médico veterinário da subsecretaria de Agricultura, Alexandre Oliveira (Batatinha).

Os profissionais que participaram do encontro trabalham nas prefeituras da região e no estado, na Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento (Seappa), Emater-RJ e Defesa Sanitária, e também os autônomos, que atuam no campo e na cidade.

Em Macaé, os médicos veterinários atuam no atendimento clínico-ambulatorial a animais domésticos, como cães e gatos, na assistência ao proprietário rural, nas criações de bovino, equinos e caprinos. Ainda no município, os profissionais operam no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que é referência regional, para pescados, laticínios e derivados, e junto à Vigilância Sanitária do município, no CCZ e na secretaria de Meio Ambiente.

”O médico veterinário tem uma atuação intensa na Vigilância Sanitária, na inspeção de qualquer produto de origem animal, como carnes, leite e seus derivados, e na inspeção de pescados. Com os avanços dos programas de fomento à produção leiteira, como o Rio Genética e o Rio Leite, o estado vem aprimorando seu rebanho e tem aberto espaço no mercado de trabalho para os médicos veterinários, principalmente nas cidades do interior. Quando me formei, em 89 minha inscrição no Conselho Estadual do Rio de Janeiro foi a de número 4.205. Hoje, já estamos na ordem de 12 mil médicos veterinários, com 14 faculdades no estado do Rio de Janeiro”, pontua Alexandre Oliveira.

De acordo com ele, o requisito para o bom profissional é se esforçar bastante no desempenho de seu trabalho. “Além disso, fazer uma boa faculdade também sempre ajuda”, completa. O supervisor do escritório da Emater de Macaé, Joilsson Magalhães, o médico veterinário da Defesa Sanitária da Seappa, Rosalvo Guimarães, o médico veterinário da Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde, Ângelo Luz Martins, entre outros profissionais, participaram da confraternização nesta quinta-feira.

Médico veterinário

A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.

As especializações são clínica e cirurgia de animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; trabalhar em manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos.