Novo anexo oferece pescado com controle de qualidade

02/08/2018 16:09:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Rui Porto Filho

Dezoito bancas oferecem ao consumidor pescado dentro das normas de vigilância sanitária

O recém-inaugurado anexo Hamilton Rodrigues Mansur, do Mercado de Peixes, está em pleno funcionamento e atraindo ainda mais consumidores. Com 18 bancas, o local segue padrões de controle de qualidade do pescado, já praticados no Mercado Municipal. O espaço atende os profissionais que, por anos, ficaram em uma tenda provisória nas proximidades.

 Para acompanhar a qualidade dos peixes e outros frutos do mar oferecidos no espaço, as fiscalizações acontecem todos os dias. O gerente de Qualidade do Mercado de Peixes, Jair Gomes Barcelos Júnior, orienta como os consumidores devem escolher na hora de fazer as suas compras.

— O peixe precisa estar com os olhos brilhantes, com sua carne rígida e não pode estar soltando escamas. A guelra deve estar vermelha e nítida. Para comprar um bom camarão, também é preciso observar. Ele não pode estar sem a cabeça, nem amassado, muito menos com coloração escura. Tem que estar com a coloração normal, que é avermelhada – explica o gerente.

No caso dos siris, também há algumas dicas para não se arrepender depois. “Ele não pode estar com a casca solta, não pode estar sem as poãs. E também é muito importante que todo o pescado, nas bancas, esteja com bastante gelo, para poder manter a sua qualidade”, ressalta Jair.

Vestimenta adequada

Outro fator importante que o consumidor deve prestar atenção na hora de comprar o pescado é a higienização do manipulador que está vendendo o peixe. “Ele deve usar touca (ou boné), para evitar cair cabelos no pescado. É preciso usar avental, para poder evitar sujeira, e a roupa deve ser clara, assim como as botas de borracha. Isso é importante até mesmo para a segurança do vendedor”, finaliza.

Funcionamento

O anexo está aberto de segunda a sexta, das 7h às 17h; sábados, das 7h às 15h; domingos e feriados, das 7h às 12h.


Fotos Relacionadas