Obras da pista do Aeroporto de Macaé estão concluídas

22/01/2019 17:36:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

Ampliação da capacidade de pouso foi anunciada em reunião nesta terça-feira

As obras da pista do Aeroporto de Macaé estão concluídas, aguardando somente o processo de certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entrar em operação. A novidade é que, projetado para ampliar a referência de resistência da pista para ATR 72 (70 passageiros), a Infraero informou, em reunião nesta terça-feira (22) com representantes da Prefeitura de Macaé, que o Aeroporto ganhou capacidade para pousar voos E190, da fabricante brasileira Embraer, que pode transportar até 114 pessoas. O balizamento da pista que permitirá pouso noturno está já no escopo da obra licitada e será instalado até abril deste ano.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Gustavo Wagner, a notícia foi mais que positiva, pois se trata de tecnologia mais moderna, além de ser mais econômico aos usuários. "O fato do aeroporto poder receber voos desse porte é de extrema importância para Macaé. A ampliação da capacidade de suporte da pista garante longevidade às operações aeroportuárias, peça fundamental na logística da produção offshore de petróleo e gás do país", frisou Gustavo.

Com o negócio de turismo cada vez mais em evidência no município, o secretário da pasta, Leonardo Anderson, esteve na reunião e ressaltou a importância da novidade.

"As aeronaves E190 compõem as frotas das principais companhias aéreas internacionais em voos domésticos devido ao baixo custo e alta tecnologia. Além de atender a exploração e produção offshore de petróleo e gás da Bacia de Campos, a reforma da pista do aeroporto também fomentará o turismo de lazer, atraindo mais turistas. Macaé possui belezas naturais que envolvem serra, mar e lagoas, fortalecidas pela rede hoteleira com cerca de 10 mil leitos. Uma das possibilidades levantadas na reunião como sugestão de imediato, seria a criação de voos Charter especialmente para a 10ª Edição da Brasil OffShore. Iremos construir isso junto a ReedExibition ", pontuou Leonardo Anderson.

O consultor da Prefeitura de Macaé, Hélio Batista, também participou da reunião. As obras da pista do Aeroporto de Macaé foram realizadas por meio de investimento do governo federal da ordem de R$ 24 milhões.


Fotos Relacionadas