Participantes do Rio Rural são beneficiados com recursos

24/03/2010 17:44:09 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

A entrega dos cheques foi realizada na Cooperativa de Leite de Macaé

Os agricultores de Macaé, Quissamã, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabú e Trajano de Moraes beneficiados pelo Programa Rio Rural, do governo do Estado do Rio de Janeiro, receberem nesta quarta-feira (24) o repasse simbólico de valores a serem implementados em projetos que privilegiam a agricultura sustentável. A entrega dos cheques foi realizada na Cooperativa de Leite de Macaé, com a presença do subsecretário Municipal de Agricultura, Jonas de Siqueira César, do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo e diversas autoridades.

O programa Rio Rural/GEF da Secretaria de Estado de Agricultura, que é realizado em parceria com as prefeituras e Emater/RJ, beneficia duas Microbacias no município de Macaé: 21 agricultores na Bicuda e 12 na Serra da Cruz. “Além destes, existem mais 20 agricultores na Bicuda e 20 na Serra da Cruz para serem beneficiados pelo Rio Rural”, explicou o engenheiro agrônomo da subsecretaria de Agricultura, João Flores, que é o técnico responsável por acompanhar o projeto no município.

O Rio Rural/GEF é a primeira etapa do projeto que está sendo implantado desde 2005 e se encerra este ano, com investimentos de U$ 7 milhões para o desenvolvimento rural sustentável no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada é a de microbacias, com apoio a produção rural familiar, incentivando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. O projeto privilegia a proteção de nascentes, a recuperação de matas ciliares, o manejo adequado de plantações e o sistema de pastejo rotacional.

- Além dos investimentos de 40 milhões de dólares que vamos direcionar para a segunda etapa do Rio Rural, estivemos nesta terça-feira (23) reunidos - eu e o governador Sérgio Cabral - com a direção do Banco Mundial que nos deu uma grande notícia: vamos ter mais 100 milhões de dólares para investirmos neste projeto – informou Christino Áureo.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, em 85 anos da secretaria nunca houve recursos antes para serem aplicados direto ao produtor. “Eles vão receber e não vão precisar pagar, pois os recursos não são reembolsáveis. Os agricultores vão ter apenas que dar o que é mais valioso: trabalho”, completou.

O subsecretário de Agricultura agradeceu a presença dos visitantes de vários municípios que compareceram a Macaé para a cerimônia de entrega dos repasses. “Em Macaé temos duas microbacias incluídas no projeto e, em nome do prefeito, Riverton Mussi, agradeço ao governo do estado por esse programa tão importante ter sido implantado em nosso município, beneficiando diversos agricultores”, disse.

Patrulha Mecanizada

Durante o evento, o secretário de Estado informou que no mês de abril estará realizando a entrega da patrulha mecanizada em Macaé, com a presença do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. A patrulha mecanizada de Macaé faz parte das 17 que serão entregues em todo o estado na primeira etapa. Todas as máquinas terão GPS e cabine refrigeradas. “Essas máquinas serão utilizadas para a manutenção e recuperação de estradas vicinais. Macaé vai receber 13 máquinas”, informou Jonas de Siqueira César.

O evento contou com a participação subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares; o presidente da Cooperativa de Leite de Macaé, José Carlos; o subsecretário de Estado de Agricultura, Alberto Bonfatti; o responsável pelo Programa Rio Rural, Nelson Teixeira e representantes de vários setores de Macaé e de municípios vizinhos.






Audio

Entrevistado: Fernando Marcelo Subsecretário de Comunicação de Macaé
Reporter: Wilton Santos