Pescadores ganham cursos para aumentar a renda e cuidar do meio ambiente

15/07/2010 18:00:45 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

As aulas são ministradas em um caminhão da Repsol

“O futuro está nas mãos dos que sabem”. A frase, que marca a visão da Repsol, define bem a parceria da empresa com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Subsecretaria de Pesca. Num trabalho integrado, pescadores e seus familiares estão sendo qualificados no Programa Plataforma Educativa, que oferece, gratuitamente, capacitação profissional em cursos ministrados na unidade móvel instalada na Praça Mirante dos Navegantes, a conhecida praça do bairro da Barra de Macaé.

Os cursos começaram nesta quinta-feira (15) e vão acontecer até o dia 6 de agosto, quando todos os participantes receberão certificado personalizado. Apesar de ser destinado a pescadores, qualquer pessoa pode se inscrever no programa, cujo tema foi escolhido com base no perfil e necessidade da população, a partir de estudos feitos com técnicos da prefeitura.

As aulas são ministradas em um caminhão da Repsol, com 15 metros de comprimento, que se transformou em sala de aula, equipado com computadores e recursos multimída, com capacidade para receber até 23 alunos por turma.

No dia 5 de agosto, pela manhã, será feita uma ação de educação ambiental com os alunos da Escola de Pescadores, de 8 a 12 anos de idade, que vão ganhar luvas e sacos plásticos para limpar a Praia da Barra, aprendendo na prática a cuidar e valorizar o meio ambiente em que vivem e de onde os pais tiram o seu sustento e o da família.

Os cursos básicos serão oferecidos por etapas da seguinte forma: Manutenção Preventiva de Motores, nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16); Gerenciamento de Resíduos Sólidos, nos próximos dias 22 e 23; Profissionalizante para Pescadores (POP), junto com a Marinha, nos dias 29 e 30; e encerrando com o curso de Processamento de Pescado, nos dias 5 e 6 de agosto.

O secretário de Desenvolvimento, Cliton da Silva Santos, destacou que o mais importante nesses cursos é que os pescadores poderão aumentar a renda familiar e adquirir conhecimentos para resolver pequenos problemas no mar, bem como a cuidar melhor do meio ambiente.

- No curso de resíduos, por exemplo, eles vão aprender a não lançar o óleo das embarcações no Rio-Macaé, o que contamina ainda mais nossos manguezais, e vão se conscientizar da importância da coleta adequada desse óleo, disse Cliton. Ele frisou que a prefeitura já mantém o curso POP em parceria com a Marinha, e acrescentou:

- Este curso junto com a Repsol é fundamental para que outras empresas sigam o exemplo e firmem parcerias neste sentido com o município, cuja população só tem a ganhar com iniciativas como esta. Outra empresa, a OGX, que também explora petróleo na região, procurou a Subsecretaria de Pesca esta semana para uma parceria como esta.

O secretário de Desenvolvimento informou que esses cursos implementam a política pública que o município já desenvolve nessa área, como cursos de reboque e de mecânica. A prefeitura tem ainda dois barcos de salvamento e apoio à pesca e foram registrados em 2009 168 salvamentos.

- Se todo pescador estiver preparado para resolver pequenas situações no mar, conhecimento que aprende nesses cursos, não teríamos um número tão grande de salvamentos, observou Cliton Santos.

Os cursos são desenvolvidos pelo Instituto Atlantis, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), de consultoria de projetos educacionais e ambientais técnico-científicos. O diretor, Leandro Guerise, detalhou cada curso. Segundo ele, no de Manutenção Preventiva de Motores, por exemplo, os participantes estão aprendendo a resolver panes que possam ocorrer com as embarcações até que cheguem à terra sem maiores problemas; no de resíduos, vão conhecer os tipos, para onde vão e os cuidados que devem tomar; no POP, vão se informar sobre as normas para se legalizarem na profissão junto à Marinha do Brasil e conseguir a Carteira de Pescador, documento que facilita na época da aposentadoria para comprovar o tempo de trabalho.

Guerise disse que um dos cursos mais importantes é o de Processamento de Pescado, ministrado pela Fundação do Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), destinado também à família do pescador, que aprende como aproveitar melhor o pescado. O curso ensina a filetar o peixe, fazer linguiça, hambúrguer e almôndegas de peixe.

O secretário de Desenvolvimento, Cliton Santos, destacou a importância desse último curso em função da lei federal que obriga os municípios a investirem 30% dos recursos da merenda escolar enviada pela União na economia familiar.

- Sendo assim, estamos qualificando também as famílias dos pescadores para a confecção desses produtos aproveitando o pescado de forma a que sejam usados na merenda escolar do município. Isto contemplará as famílias que terão seu trabalho revertido em renda, explicou Cliton.

Segundo ele, no curso de Processamento do Pescado, a prefeitura terá também como parceira a Maçonaria, que utilizará os produtos no Restaurante Popular.

O presidente da Colônia de Pescadores de Macaé, Marcelo Pereira Dias Madalena, também falou sobre a importância desses cursos:

- O município tem hoje aproximadamente três mil pescadores e esses cursos só vêm acrescentar a nossa profissão e nos oferecer melhor condição de vida.

Marcelo tem 38 anos e é pescador registrado desde os 14 anos, e do mar tira, há 24 anos, o seu sustento e o da sua família – esposa e dois filhos de 17 e 18 anos.

O subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, afirmou que parcerias como esta da prefeitura com a Repsol são importantes para levar a pesca artesanal do município ao patamar de atividade qualificada.

- A pesca é uma atividade econômica fundamental para o cenário econômico de Macaé e precisamos de mais iniciativas como esta, frisou.

A Repsol é uma empresa espanhola que trabalha com exploração de petróleo. O presidente do grupo, Antonio Brufau, coloca em prática o seu pensamento: “uma empresa só cresce quando o seu entorno cresce”. Por isto, segundo Leandro Guerise, da Atlantis, a empresa mantém o Programa Plataforma Educativa, em parceria com as prefeituras nos municípios em que atua. É uma iniciativa própria que leva qualificação à população nas regiões litorâneas.

O Programa Plataforma Educativa faz parte do planejamento de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e foi inaugurado em julho de 2009, em parceria entre a Repsol e Atlantis. Por onde a unidade passa serve também de base para outras ações sociais como vacinação e ponto de apoio para campanhas diversas, como o auxílio às vítimas no desabamento em Niterói no início deste ano.


Fotos Relacionadas