Pescadores recebem ações de Saúde

12/03/2013 15:10:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

Profissionais orientam os pescadores sobre prevenção de doenças

Educar, prevenir e sensibilizar os profissionais da pesca são os objetivos da Prefeitura de Macaé na “Semana do Pescador Saudável”, que acontece nesta terça (12) e quarta-feira (13), entre 8 e 12 horas, no Mercado Municipal de Peixes. A meta é discutir com os pescadores e seus familiares a importância da prevenção de doenças, como o câncer de pele.

Com um trabalho pautado na prevenção, os profissionais da área de saúde orientam os pescadores sobre os cuidados contra o câncer de pele, além de aferir a pressão arterial e glicemia capilar. Também participa da ação o Grupo Teatral Grutas, vinculado à Secretaria de Saúde, que mobiliza os pescadores com a distribuição de folhetos explicativos, informando sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como chapéu, touca, óculos, luvas, botas e protetor solar. A distribuição do filtro solar está entre as ações promovidas.

Pescador há 24 anos, João Luiz da Silva, 49 anos, aferiu a pressão e foi constatado que estava alta. Em casos como esses, equipe de enfermeiros encaminha o pescador para o Programa Saúde do Trabalhador, no qual ele terá uma avaliação clínica mais aprofundada.

- Essa ação é muito importante, pois não temos muito tempo, nossa vida é corrida, esse ato nos faz pensar em nossa saúde, filhos e família. Agora eu vou me cuidar – ressaltou.

O projeto envolve ações das secretarias de Pesca e Saúde, e pretende atender aproximadamente 200 pescadores durante os dois dias de trabalho. Os trabalhos incluem, além dos profissionais da Rede Municipal de Saúde, a participação de seis estagiários de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues da Silva.