Polo Gastronômico comemora Dia Mundial do Hambúrguer

28/05/2019 14:35:00 - Jornalista: Assessoria Polo Gastronômico

Foto: Divulgação

Renda arrecadada com a venda dos hambúrgueres, nesta terça, será revertida para uma instituição

Dia 28 de maio é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer, principal símbolo do fast food. Em Macaé, a data está sendo comemorada pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros com o lançamento das 18 receitas dos hambúrgueres que estarão nos estandes do 5° Beer Beach Burger, evento que será realizado entre os dias 06 e 08 de junho, a partir das 19h, na orla da praia dos Cavaleiros. O evento faz parte do calendário oficial de turismo do município. Além das receitas, a data será marcada pela ação social do associado Street Dogs. Toda renda arrecadada com a venda dos hambúrgueres, nesta terça-feira (28), será revertida para uma instituição de caridade da cidade.

As novidades das receitas este ano são as receitas veganas do associado Hkills e do convidado Puro e Simples do Bistrô-Sana. As opções são o Indian Burger do Hkills, um Pão de Beterraba, hambúrguer de bhaji (fritada indiana de cebola roxa com grão de bico e especiarias na farinha panko), chutney de manga e inhame; mais alface e tomate. E a opção do Puro e Simples com o Burger de Cogumelos, um pão australiano, molho barbecue de ameixa, burger blend de cogumelos, cebola caramelizada e salada coleslaw. O preço único é de R$ 20.

Também estarão presentes as bikes de sobremesas da Dona Clô com brownie, pão de mel e doces de pote e a Pipokando com pipocas gourmet. O bar do polo irá oferecer porções de pasteis, batatas e bebidas. As cervejarias artesanais participantes serão a Noi, Cavaleiros, Roter e Allus. Todas terão estilos harmonizando com as receitas dos hambúrgueres. O evento contará com atrações musicais e recreativas.

Os hambúrgueres do 5° Beer Beach Burger são: Ilhotes Burger (blend de pernil de cordeiro/suíno, cebola caramelizada com rapadura e cerveja preta, maionese verde veg de hortelã, salsinha, picles , passas e lâminas de amêndoas com mostarda Dijon, queijo gorgonzola, barbecue defumado artesanal e pão com mix de sementes); do Kebab Store é o The Walker (hambúrguer bovino de 120g, lâminas de bacon crocante, blend especial de três queijos, anéis de cebola, molho artesanal barbecue de whisky no brioche amanteigado). Mokaie smoked Rib Burger (blend de fraldinha e peito bovino, costela bovina defumada desfiada, queijo cheddar, cebola crispy, maionese de alho e pão francês hambúrguer).

No Bem Natural, Brasa Burger (hambúrguer de costela, queijo prato, cebola crispy e molho tártaro no pão de hambúrguer de sal). HKills Bacon Jacket (hambúrguer envelopado com bacon, recheado com queijo gouda, onion rings e maionese de alho assado e ervas. Servido no pão brioche assado com parmesão tostado na manteiga). Durval Burger (pão Brioche, blend de picanha e bacon, queijo Minas, tiras de bacon, alface americana, maionese de alho poró). São João com o Santo Burger (pão brioche, blend de picanha com linguiça artesanal, anéis de cebola à milanesa, queijo tostado, alface americana, maionese de alho assado defumado).

No Leve Sabor, El Vingador Burger (pão brioche, blend de fraldinha com linguiça de pernil, fondue de gorgonzola, tomate confit, cebola caramelada com chips de bacon e maionese artesanal). O Amsterdam estará com o Insano Burguer (blend de fraldinha com bacon, maionese de wasabi, relish, cheddar cremoso e bacon crocante no pão de hambúrguer).

O Street Dogs terá o El Bacon (brioche de manteiga, blend de picanha, grossa tira de bacon, queijo mussarela, barbecue branco do Alabama e ketchup defumado) e o Street Bitelo’s com Bitelo's (pão de cenoura com ervas, blend de maminha e manteiga defumada, creme de provolone, molho de cebola roxa picles e ragu de bacon). O Picanha do Zé vem com o Sr. Zé (brioche do Zé , burger de picanha , blend de queijos (prato e cheddar), bacon crocante, cebola roxa e molho do Zé).

O Luigi traz o Pecado's Burger (pão brioche, blend de carne, linguicinha mineira no melaço com cebola roxa e tomate, queijo coalho e batata palha caseira). E o Estação da Praia, o Cavas Burger (pão brioche, blend de carne, bacon fatiado, duo queijo (mussarela e grana padano) e maionese de pão de alho.

Entre as receitas estão duas de hambúrgueres doces dos associados Mirabolando Cakes e Café Guria Brigaderia. A Mirabolando Cakes Confeitaria fez o Fu#%!ng Dream, um pão de sonho com brownie banhado no chocolate Ruby, doce de leite, brigadeiro belga, caramelo e flor de sal. E a Guria Café, o Brownie Burguer; um brownie com recheio e macarron com opções de recheio de brigadeiro, nutella e doce de leite.

"O hambúrguer está muito presente nas refeições das pessoas, e a necessidade de se alimentar em menos tempo, aliada ao saboroso gosto dos sanduíches, impulsionam esse consumo de mercado. Com o desenvolvimento da gastronomia, foram criados muitos hambúrgueres “sofisticados”, feitos com outros tipos de carne, com queijos especiais, molhos diferentes, saindo do tradicional fast food. As pessoas estão ficando com o paladar mais exigente, e por isso esse mercado dos 'hambúrgueres gourmet' se abriu", destaca o presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Vitor Neves.