Prefeitura abre inscrições para curso de Reflorestamento

13/04/2011 16:36:03 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Manutenção de Trator Agrícola será um dos cursos oferecidos

Os agricultores do município tem mais uma oportunidade de aprimorar e ampliar seus conhecimentos. A prefeitura de Macaé inicia no próximo dia 4 de maio uma série de cursos voltados para o setor agrícola, com o objetivo de capacitar os produtores rurais. Quem promove o curso é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Subsecretaria de Agricultura, o Sindicato Rural de Macaé e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-Rio). Os cursos são gratuitos e serão realizados no Horto Municipal, no bairro do Imburo.

As inscrições já estão abertas na sede da Subsecretaria de Agricultura, na Av. Luis Lírio s/n°, na Barra de Macaé, das 8h às 17h. Maiores informações pelos telefones: (22) 27724390 ou 2762-4310 ou pelo e-mail: secagricultura@macae.rj.gov.br. Os cursos acontecem das 8h às 17h e a prefeitura oferece lanche e almoço para os participantes. Tudo é gratuito. Os professores são instrutores do Senar.

A programação desses cursos vai até o mês de outubro deste ano. Em maio, acontecem os cursos voltados para o meio ambiente. No dia 4, o de Reflorestamento - Proteção de Nascentes; no dia 5, Reflorestamento - Produção de Mudas e no dia 6, de Reflorestamento - Controle de Formigas.

- O objetivo é a capacitação dos agricultores ou filhos de agricultores do município, em cursos que focam o meio ambiente e complementam programas já desenvolvidos em Macaé, como o Rio Rural e os cursos já desenvolvidos de Agrofloresta e de Agricultura Orgânica. Como o curso acontece no Horto Municipal, os alunos podem ter aulas teóricas e práticas também e, no final, recebem o certificado. A programação continua até outubro, sempre com o objetivo de melhorar a qualificação dos produtores e a qualidade da produção, explica o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol.

Como a demanda é grande por operadores de tratores no município, em junho, os cursos são voltados para essa área. Nos dias 6, 7e 8, os produtores rurais vão aprender sobre a Manutenção de Trator Agrícola e, nos dias 9, 10 e 11 sobre a Operação de Trator Agrícola. “Temos uma grande necessidade de profissionais nesta área, por isso, os proprietários rurais que queiram inscrever seus funcionários nestes dois cursos também podem nos procurar”, comenta o subsecretário.

Quem quiser aproveitar seu espaço na lavoura para iniciar a criação de abelhas, aumentando sua fonte de renda, pode aprender tudo sobre o manejo no curso de Apicultura, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de agosto. Já para quem quer investir na criação de equinos (cavalos) pode optar pelo curso de Equideocultura, que acontece entre 12 a 16 de setembro.

A criação de frango e galinha caipira (avicultura alternativa) é uma atividade em constante expansão. O que mais tem contribuído para isto é a mudança de hábitos alimentares dos consumidores, que a cada dia vêm dando preferência a produtos mais naturais, considerados mais saudáveis. Por isso, a Avicultura é o tema escolhido para o curso de outubro. O curso acontece entre os dias 3 e 7 e o tema é a Criação de Galinha Caipira.