Prefeitura apresenta projeto de Microcrédito Rural

16/09/2011 16:59:55 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

O foco principal da reunião foi apresentar aos agricultores familiares detalhes sobre o Microcrédito Rural

A Prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Agricultura e Abastecimento, órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, apresentou, na tarde desta quinta-feira (15), o projeto de Microcrédito Rural. A nova linha de crédito foi lançada durante a reunião do Conselho Municipal de Agricultura para os produtores rurais, na sede da subsecretaria.

O foco principal da reunião foi apresentar aos agricultores familiares detalhes sobre o Microcrédito Rural, que está sendo implantando pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec). O subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol, fez a abertura do evento e, em seguida, o presidente do Fundo, Francisco Navega, explicou o funcionamento do projeto para os produtores.


Navega enfatizou que o objetivo dessa iniciativa é fortalecer a produção de alimentos na cidade, incentivando o aumento da produção, já que o quadro atual é que boa parte do abastecimento da cidade é de alimentos de fora do município.


O microcrédito garante até R$ 15 mil para o agricultor familiar por CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e, valores acima deste, por CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), com carência de um ano. Além disso, o projeto também vai oferecer até três anos de prestações mensais com juros de 6,36% ao ano.


- Esta é mais uma ação da prefeitura para que o agricultor familiar possa se desenvolver, gerando mais trabalho e renda e aumentando sua produção. Este é apenas o pontapé inicial da prefeitura em relação à implantação do projeto, que oferece, pela primeira vez, esta linha de crédito com recursos do município – informou Grativol.


Os recursos do Microcrédito podem ser aplicados pelos agricultores em sistemas de irrigação, estufas, casas de beneficiamento e processamento, maquinários, Implementos agrícolas, veículos agrários, entre outros.


Os interessados devem possuir os pré-requisitos abaixo:
• Ter Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
• Estar com o CPF regularizado e livre de dívidas;
• Ter conta no Banco do Brasil;
• Declarar não ter nenhum subsídio ou não fazer parte de programa público de transferência de renda;
• Não possuir vínculo empregatício com órgãos públicos;
• Já desenvolver a atividade agropecuária a ser financiada.