Prefeitura de Macaé participa da Rio Oil & Gas 2010

10/09/2010 15:52:06 - Jornalista: Catarina Brust

A Prefeitura de Macaé participará da edição 2010 da maior feira de petróleo e gás da América Latina – a Rio Oil & Gas Expo and Conference, que acontece de segunda a quinta-feira (13 a 16), no Centro de Convenções do Riocentro, no RIo. Além de participar de reuniões de negócios, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), subsecretaria de Indústria e Comércio (Semic) e do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), a prefeitura apoia a participação da Rede Petro-Bacia de Campos na Rio Oil & Gas 2010, que estará com um estande no evento.

- Entendendo a importância do evento para fornecedores de bens e serviços da cadeia produtiva de petróleo e gás, a subsecretaria de Indústria e Comércio, juntamente com o Fumdec e capitaneado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, estará apoiando o estande da Rede Petro-Bacia de Campos que servirá de ponto de encontro das empresas macaenses -, pontuou o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

Além de encontros programados com representantes de empresas de Portugal, Coreia do Sul e Reino Unido a Semic também participará dos seguintes eventos: coquetel promovido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, com a presença do Embaixador dos Estados Unidos e empresas americanas que participarão da Rio Oil & Gás 2010, no domingo (12); jantar promovido pela Greater Houston Partnership (GHP), grupo que reúne empresas de Houston, Texas (EUA). O jantar será realizado no dia 13 e contará com a presença de mais de 20 empresários brasileiros envolvidos na relação comercial entre Brasil e Texas. Na segunda-feira (13), das 9h às 18h, a Semic participa do Seminário Invest in Brazil promovido pela Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos e o presidente do Fumdec, Francisco Navega também estarão presentes na Rio Oil & Gas 2010.

- Não podemos deixar de prestigiar e nos colocar presente nesta feira, com objetivo de prospectar Macaé que é a capital nacional do petróleo por concentrar 80% da produção do petróleo nacional e cerca de 50% do gás natural. Macaé é a sétima cidade do país na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de energia. A média anual da evolução do PIB no município neste setor é de 5,4%, enquanto que no Brasil a média é de 4%. Aproveitamos para apoiar o estande da Rede Petro-Bacia de Campos, por entender ser uma entidade aglutinadora dos fornecedores de bens e serviços para a cadeia de petróleo e gás de Macaé. Vários movimentos tem sido feitos, pela Rede Petro-BC, em prol da melhoria da competitividade dos fornecedores macaenses, e esse nosso apoio vem contribuir para este movimento -, explica Edmilson Gonçalves.

Rio Oil & Gas

Realizada de dois em dois anos, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é o maior evento de Petróleo e Gás da América Latina. Nesta edição de 2010, que acontece da próxima segunda a sexta-feira (de 13 a 16), a Rede Petro-Bacia de Campos estará presente no estande que reúne mais três Redes Petro do estado do Rio de Janeiro: a Leste Fluminense (Niterói), Rio e Duque de Caxias. A participação da Rede Petro-Bacia de Campos no evento é fruto do convênio do Programa da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia, firmado entre o Sebare-RJ e a Petrobras UO-BC, que visa o fomento das micro, pequenas e médias empresas da Bacia de Campos. A Prefeitura de Macaé também apoia a participação da Rede Petro na Rio Oil & Gas 2010.

A expectativa do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), é bater todos os recordes em relação à edição de 2008 que recebeu 39 mil visitantes, cinco mil congressistas e 1.200 empresas de 23 países numa área de 35.000 metros quadrados. Do Petróleo ao Biocombustível: Integrando Conhecimento e Ampliando os Limites é o tema da edição dos 2010 da Rio Oil & Gas.

A discussão e a prática da Responsabilidade Sócioambiental vêm ganhando força no dia a dia da indústria e, por isso mesmo, ganhará mais exposição na Rio Oil & Gas. Pela primeira vez, a conferência dedicará um painel exclusivo ao tema, cujo assunto central será “O compromisso da liderança com a sustentabilidade na indústria”. Para a coordenadora do bloco de Responsabilidade Social do evento, Márcia Cauduro, essa é uma das conquistas mais interessantes em relação às conferências anteriores.

Desde sua primeira edição, em 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do estado do Rio de Janeiro como "capital do petróleo", já que o estado concentra mais de 80% de todo o óleo produzido no país, além de quase 50% da produção de gás. A exposição é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, bem como, a conferência dá a oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.

Rio Oil & Gas Conference

A Conferência, realizada de domingo à quinta-feira, é exclusiva para quem tiver feito inscrição e pago a taxa (acessar o site do IBP (http://www.ibp.org.br, clicando depois em Rio Oil & Gas e, em seguida, em “como participar” e em “delegado”). O credenciamento será às 14h, do domingo, e às 17h começa a apresentação dos painéis. Na segunda-feira (13), das 14h30m às 18h30m serão realizadas as sessões técnicas, painéis e sessão plenária e de terça à quinta-feira, das 9h30m às 18h, acontecem as sessões técnicas, painéis e sessão plenária.