Prefeitura de Macaé promove evento no Dia do Trabalhador

01/05/2018 17:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros e Bruno Campos

Praça Mirante dos Navegantes ficou lotada durante todo dia

Em homenagem ao dia do trabalhador, comemorado nesta terça-feira (1º de maio), a Prefeitura de Macaé realizou uma série de atividades oferecidas pela administração pública. Durante todo dia, na praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé, foram oferecidas várias atrações para toda família.

 A programação foi aberta com a Corrida do Trabalhador que reuniu pessoas de várias idades e familiares, que foram vibrar com a energia dos atletas. Para a representante de telemarketing, Élida Rodrigues, este é um momento que uni esporte, lazer, saúde e bem-estar. "Estou comemorando mesmo. Este momento é especial para nós trabalhadores. Gostei muito desta programação. Resolvi me inscrever na corrida e trazer minha irmã, Meriele para participar da sua primeira corrida", contou entusiasmada exibindo a medalha e troféu pela conquista do segundo lugar na classificação geral.

A secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição destacou o empenho dos 193 profissionais que atuaram no evento, entre servidores municipais e estaduais e, das entidades parceiras. "Sem o carinho e compreensão de todas as secretarias e a confiança do prefeito Dr. Aluizio, esta ação não poderia ser realizada", disse acrescentando que a novidade este ano foi a realização da feira Gourmet e de Artesanato com profissionais locais.

Um dos estandes mais procurados foram os de agendamento para retirada de documentos. A prefeitura em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Leão XIII, estavam viabilizando a isenção de taxa para retirada da segunda via da carteira de identidade e Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

De acordo com o coordenador Regional da Fundação Leão XIII, Rubjone Viana, a meta da instituição é viabilizar a reintegração da cidadania da população que não tem condições de arcar com os custos para retirada da segunda via dos documentos. "Esta é uma ação social muito importante e hoje participar deste evento pelo Dia do Trabalhador foi muito produtivo, pous conseguimos atingir um número maior de pessoas", falou.

A doméstica, Joana D´Arc Barbosa, aproveitou o serviço para conseguir a isenção e fazer o processo de retirada da segunda via de sua Certidão de Casamento. O valor da isenção do valor do serviço varia, no caso da doméstica ela teria que desembolsar R$180 para obter um novo documento. "Não teria condições de tirar este dinheiro do orçamento, eu e o meu marido trabalhamos para pagar as despesas como aluguel, luz, água e com a filhas. Este evento veio em boa hora", observou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Gustavo Wagner, ressaltou que nada mais justo no Dia do Trabalhador a prefeitura e seus parceiros, proporcionarem um atendimento com prestação de serviços à toda população. "Mobilizamos muitos profissionais para servir o cidadão, que é responsável pelo desenvolvimento de nosso município".

Além da corrida, os participantes tiveram a oportunidade de dançar no aulão de Fit Dance, receber informações de saúde, aferição de pressão arterial e glicemia, saúde bucal, distribuição de kit com escova de dente, tabagismo, zoonoses, também tiraram as dúvidas a respeito dos direitos do consumidor.

O stand da odontologia chamou a atenção do estudante, Pedro Lucas de 7 anos, segundo a mãe do menino, a dona de casa, Andreia dos Santos, a escola faz um trabalho de escovação com os alunos e o filho é muito consciente quanto a higiene bucal. Pedro confessou que escova os dentes após as refeições, mas que a mãe sempre supervisiona. "Sempre que termino de escovar, ela pede para ver se ficou limpinho", contou.

Na área da beleza o público contou com corte de cabelo, desing de sobrancelhas e manicure. O público também teve a oportunidade de cantar, dançar e assistir apresentações de balé, jazz, capoeira e percussão, atividades desenvolvidas pelo Polo Fronteira.

A programação do Dia do Trabalhador realizado pela Prefeitura de Macaé, contou com a parceria de diversas secretarias municipais, Forte Marechal Hermes, Sistema Integrado de Transporte (SIT), Polícia Militar, Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica José Rodrigues, Fundação Leão XIII, Sesi/Senai e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.