Prefeitura discute demandas do setor pesqueiro com governo do Estado

28/03/2011 17:24:27 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca falou sobre os projetos para fomentar o setor pesqueiro

Aproximar interesses para fomentar parcerias para o setor da pesca em Macaé. Esse foi o principal tema da reunião entre o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos e o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, realizada nesta segunda-feira (28).

O presidente da Colônia de Pescadores de Macaé, Marcelo Pereira, e o coordenador de Relações Institucionais Norte/Noroeste da secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Henrique Guitton, também participaram do encontro.

A Sedrap foi criada há três meses pelo governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, no início do seu segundo mandato, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, fomentar a pesca e o abastecimento. A Fiperj está realizando, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Projeto de Monitoramento da Pesca com o levantamento estatístico do setor nos municípios de Angra dos Reis, Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e São João da Barra. O objetivo é o desdobramento de várias ações. O estudo foi iniciado em agosto de 2010 e deverá ser finalizado até maio deste ano. Com a criação da Sedrap, o convênio Fiperj migrou para a secretaria.

- Essa é uma importante aproximação para afinarmos interesses para o desenvolvimento de parcerias, entre elas a questão do levantamento estatístico sobre a pesca, em parceria entre a Colônia de Pescadores e a Fiperj. Também foi discutida a comercialização do pescado no Ceasa-RJ, com apoio da Sedrap, que será feito por meio de um caminhão já conquistado pela Colônia de Pescadores de Macaé. O governo do estado também vai se juntar ao município para a construção do Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), no Terminal Pesqueiro, onde a prefeitura já disponibilizou uma área de 42 mil metros quadrados, junto ao Canal Macaé-Campos, e que está dentro do PAC 2 (Programa de Aceleramento do Crescimento). O estudo de viabilidade de urbanização da área já está sendo realizado pelo município – explicou Cliton da Silva Santos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Macaé, o mercado da pesca possibilita diversas ações que podem melhorar o setor na economia do país, passando de oitavo para primeiro no ranking. A inserção do pescado e dos produtos beneficiados na merenda na rede de ensino no estado, por meio de lei, também foi um dos assuntos discutidos durante a reunião, como forma de fomentar a economia do setor.

- A Sedrap foi criada há três meses para promover o desenvolvimento regional. Fora da região metropolitana, a região Norte/Noroeste é extremamente estrategicamente para o estado e a que vai receber mais recursos nos próximos anos. Temos que estar preparados para poder contribuir com esse desenvolvimento, por isso implantamos a coordenadoria de Relações Institucionais Norte/Noroeste que está fazendo esse levantamento das necessidades da região -, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

O presidente da Fiperj explicou que o convênio que está viabilizando o levantamento estatístico da pesca no estado, poderá ser estendido a Macaé. “Vamos mandar um representante da Fiperj para o município para estudar essa questão. Em relação à Fiperj, o secretário já anunciou que está estudando a melhoria da questão salarial dos técnicos e a realização de concurso público para poder ampliar a quantidade de funcionários para atender todo o estado com a implantação de Núcleos regionais”, informou Marco Botelho.

O subsecretário de Pesca destacou os projetos do município que oferecem apoio ao pescador. “Atuamos com dois barcos de salvamento para qualquer tipo de apoio aos pescadores da região, com uma média 160 atendimentos por ano e a Rádio Costeira que viabiliza esse auxílio, além da coleta de resíduos do Mercado de Peixe. Essas ações só tem tido sucesso pela aproximação que o poder público tem mantido com a Colônia de Pescadores. Nossa maior demanda, hoje, no município, é agregar valor ao pescado de Macaé, implantando um Terminal Pesqueiro, onde poderemos ter um entreposto, câmara frigorífica e realizando o beneficiamento do pescado”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico lembrou que o município já mantém diversas parcerias com o governo do estado, através da parceria firmada entre o prefeito, Riverton Mussi, e o governador Sérgio Cabral. “Já existe essa aproximação e um bom relacionamento com o governo do estado, que viabilizam diversos projetos como a ampliação do abastecimento de água, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé, a cessão do espaço do antigo Fórum onde foi construída a Unidade de Emergência Pediátrica (EP), a recuperação das RJs 162 e 168 e os projetos de Duplicação da Rodovia Amaral Peixoto e da Ponte Ivan Mundim.
Nossa intenção é viabilizar outros projetos, desta vez para o setor pesqueiro, ampliando as oportunidades e o desenvolvimento econômico para o setor em Macaé”, ressaltou Cliton da Silva Santos.