Prefeitura entrega vacinas contra aftosa

07/05/2010 13:54:53 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Subsecretário de Agricultura participou da entrega e vacinação do gado no Imburo

Dentro da meta de facilitar o acesso dos pequenos produtores à Campanha de Vacinação contra a Aftosa, a Prefeitura de Macaé disponibiliza 25 mil doses de vacinas para os criadores com até 100 cabeças de gado. Para isso, a subsecretaria de Agricultura atua com uma equipe de 12 técnicos imunizando o rebanho em todo o município. Esta semana, foram distribuídas mil vacinas contra a Aftosa para os produtores do Aterrado do Imburo e Assentamento Celso Daniel.

Além disso, a Prefeitura recebeu 10 mil doses de vacinas contra a Raiva que será fornecida aos pequenos produtores. “É importante lembrar que a Campanha contra a Aftosa acontece somente em duas etapas ao ano, nos meses de maio e novembro. Fora desses meses, a comercialização da vacina é proibida. Ela é obrigatória, sem estar vacinado, o produtor fica proibido de comercializar o gado, vender o leite e abater. Graças à vacinação, o estado está livre da doença há 15 anos. Já a vacina contra a Raiva é opcional, ficando a critério do produtor vacinar ou não -, disse o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

Na última quarta-feira (5), o subsecretário e equipe de técnicos da Agricultura participaram da distribuição e aplicação da vacina, no curral comunitário do Aterrado do Imburo. “Além da vacinas também estamos entregando materiais para a aplicação da vacina, como seringa, pistola, agulhas para reparo, entre outros”, disse o veterinário da subsecretaria de Agricultura, José Carlos.

De acordo com o produtor do Assentamento Celso Daniel e também vacinador, Francisco Carlos Soares, com a distribuição gratuita da vacina o custo para o criador de gado é menor. “É importante esse apoio da Prefeitura de Macaé, pois é menos uma despesa para nos pequenos produtores. Assim, o gado fica livre da doença e nós estamos dentro da lei. Fora da campanha não adianta que você não acha a vacina, por isso é importante aproveitar as duas etapas do ano”, disse produtor. O Assentamento Celso Daniel, que compreende os Assentamentos Maria Amália, Cabiúnas I e II, possui cerca de 203 produtores, sendo que 180 criam gado.

Na próxima quinta-feira (13) a equipe da subsecretária de Agricultura estará atuando na região da Bicuda (Grande e Pequena, Serro Frio e Serra Escura), no distrito de Cachoeiros de Macaé, e na sexta-feira (14), no Sana, Barra do Sana, Cabeceira do Sana e Frade.

Macaé possui um rebanho de cerca de 100 mil cabeças de gado, a maioria de corte. A criação no município se concentra com maior intensidade próxima à Rodovia BR-101.

Aftosa - A febre aftosa é causada por sete tipos diferentes de vírus altamente contagiosos e pode dizimar criações inteiras. O vírus se espalha através do contato entre os animais, além da contaminação do solo e da água. A doença raramente atinge o homem que possui defesas contra o vírus.
Os sinais causados são: febre alta, muita salivação e vesículas nos lábios, gengiva, língua, mamas e patas, sintomas que podem durar dez dias. O rebanho contaminado atinge o bolso do criador e provoca desastres econômicos: o gado com a doença emagrece, produz menos leite e o animal fica proibido de ir para o abate.