Prefeitura inaugura Parque de Exposições Edison Gomes Pereira

22/09/2010 21:57:24 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Inauguração do Parque de Exposições e abertura da Expo foi realizada às 20h

Os produtores rurais de Macaé agora podem contar um espaço com uma infraestrutura completa para grandes eventos: o Parque de Exposições Edison Gomes Pereira, em Córrego do Ouro. Com uma área total de 75 mil metros quadrados o parque também abrigará a Escola Técnica Rural, voltado para a capacitação dos jovens da região. A inauguração do Parque de Exposições foi realizada às 20h, na abertura da I Exposição Agropecuária e Turística da Região Serrana de Macaé, com a presença do Prefeito de Macaé licenciado, Riverton Mussi.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes e os subsecretários de Agricultura, Jonas de Siqueira César e de Turismo, Rosalvo Júnior e os vereadores Ronaldo Gomes, Carlos Emir Júnior e Chico Machado também estiveram presentes à solenidade de abertura do Parque de Exposições de Córrego do Ouro.

- Esse momento é bastante importante, tendo em vista a grande quantidade de produtores rurais e distritos localizados na região serrana do nosso município. É fundamental trazer esse incentivo para o homem o campo e para uma região que é promissora em desenvolvimento. Esperamos poder trazer cada vez mais iniciativas para a região serrana, como é o caso da Escola Técnica Rural que será implantada neste local, levando conhecimento, educação e tecnologia para os jovens da região -, destacou Alex de Moraes.

O vereador Ronaldo Gomes era um dos mais emocionados, com a iniciativa da prefeitura de dar o nome de seu pai – Edison Gomes Pereira – ao Parque de Exposições. Edison Pereira foi um dos primeiros desbravadores da região serrana e um dos primeiros moradores de Córrego do Ouro, quando o local ainda era um grande ´brejo´ e com muita mata nativa.

- Quando fiz a indicação para trazer o parque para Córrego do Ouro houve uma grande discussão que iríamos acabar com as festas nos distritos. Na verdade, as festas da região serrana irão continuar nos respectivos distritos, o que muda é que teremos mais um espaço para todos os moradores da região serrana: Glicério, Frade, Sana, entre outros, desfrutarem. Além disso, comemoramos que aqui também será implantada a Escola Técnica Rural -, disse Ronaldo Gomes.

O subsecretário de Agricultura lembrou que a região de Córrego do Ouro abriga uma bacia leiteira em grande expansão.

- Este momento de inauguração de mais um Parque de Exposições em Macaé é muito significativo para nós, pois a região serrana tem uma agropecuária forte e uma bacia leiteira em franca expansão. Ficamos muito satisfeito que esse incentivo ao produtor rural da região serrana se estende também à capacitação dos jovens, com a implantação da Escola Técnica Rural, onde eles poderão ter aulas práticas também – pontuou Jonas de Siqueira César.

O Parque de Exposições Edison Gomes Pereira foi construído na antiga Fazenda Córrego do Ouro, com toda a infraestrutura para abrigar eventos como a I Expo Serra Macaé 2010. Foram construídas baias para os animais, espaço para o Concurso Leiteiro, pista de grama para competições, além da instalação do palco para o show principal e tendas da Cultura e do Bailão. O evento começa nesta quarta-feira (22), com um grande show da dupla sertaneja Vitor e Léo, às 22h30m. A entrada para o evento é franca.

A programação da Expo Serra 2010 continua nesta quinta-feira (23) com apresentações de Fernandinho (show gospel); Diogo Nogueira (na sexta-feira, dia 24); Festival de Forró, com Trio Forrozão, Raiz do Sana e Melhor de Três (sábado, dia 25) e Grupo Rosa de Saron (show católico, domingo, 26). De quarta-feira a sábado a programação começa às 22h e no domingo, às 20h. A censura é 14 anos.

No espaço do Bailão, de quarta-feira a domingo, serão realizados dois shows com bandas locais, de quarta-feira a sábado a partir das 20h e, no domingo, a partir das 19h. Nesta quarta-feira tem show com Max Badauê e Viajantes do Forró; na quinta-feira, shows gospel com Banda Herdade e Ministério do Louvor; sexta-feira, Balacubaco e Natalício e Banda; sábado, Noite do Forró, com Forró Brasil Show e Pai D’égua e, no domingo, Explosão Popular e Zona Brasil.

A Expo Serra 2010 terá diversas atrações, como o Rodeio (de quarta-feira a domingo), às 21h, a Fazendinha em miniatura, que foi sucesso entre as crianças e adultos na Expo Macaé deste ano, e a exposição de mini animais, Parque de Diversões, Concurso Leiteiro, provas de tambores da Associação de Criadores de Cavalo Quarto de Milha do Estado do Estado do Rio de Janeiro (RJQM), entre outros.

Organizada e dirigida pela Companhia Tony Nascimento e pela Federação de Rodeio do Estado do Rio de Janeiro, a 15º Etapa do Circuito Nacional de Rodeio reúne 30 competidores, que estão entre os melhores do ranking nacional de touros e cavalos. Além disso, o rodeio será um espetáculo para a criançada, pois reúne cavalos dançarinos, adestrados por Lilian Carla, única adestradora de cavalo andaluz em rédea curta do Brasil. No sábado (25), a programação do Rodeio inclui uma programação especial com show Piro Musical (show de fogos de artifício, com música).

A Guarda Municipal de Macaé, vinculada à secretaria de Ordem Pública, disponibilizou um efetivo de 550 agentes – 110 por dia, para a segurança do Parque de Exposições. Na entrada do parque, a prefeitura também instalou detectores de metais. A secretaria de Saúde também instalou um Posto Médico dentro do parque para o atendimento de possíveis casos de emergência. “Pedimos também aos motoristas que estejam se dirigindo ao Parque de Exposições, em Córrego do Ouro, para que tenham atenção no percurso – RJ 162 – de ida e de volta, pois a estrada está passando por obras de recuperação”, alertou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes.


Fotos Relacionadas