Prefeitura inicia 1ª Pesquisa Agropecuária Municipal

06/10/2011 18:06:37 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Lançamento da pesquisa foi realizado nesta tarde de quinta-feira

A Prefeitura iniciou na terça-feira (4) a 1ª Pesquisa Agropecuária Municipal que vai realizar um diagnóstico completo da produção rural de Macaé. A pesquisa de campo é realizada pela equipe do Macaé Cidadão, instituto de pesquisa da prefeitura, a pedido da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e subsecretaria de Agricultura. A Câmara Permanente de Gestão (CPG) também participa da pesquisa.

A pesquisa de campo começou pela zona rural do 1º distrito no Aterrado do Imburo e Morro Grande e deverá se estender por três meses, com término previsto para 16 de dezembro. O relatório final deverá ser divulgado em fevereiro de 2012.

- Esse é um momento histórico porque é a primeira vez que o município realiza uma pesquisa dessas de forma tão intensa e minuciosa, envolvendo todos os atores que estão diretamente ligados à atividade agropecuária. O questionário foi formulado com informações necessárias para termos um quadro real da atividade do campo em Macaé. O objetivo é termos dados para criarmos políticas públicas para dar mais qualidade de vida e retorno para o homem do campo – ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos, durante o lançamento da pesquisa realizado na tarde desta quinta-feira (6), na sede da secretaria.

Cliton Santos lembrou que Macaé possui o segundo maior rebanho de gado de corte do estado do Rio e é o maior produtor de feijão preto do estado.

- Quando nós apresentamos para o secretário Cliton a dificuldade que tínhamos de planejar ações, sem termos dados para implementarmos políticas públicas para o homem do campo, ele entendeu prontamente. Hoje, iniciamos esta pesquisa e que, com certeza, vai ser um sucesso, pois a agropecuária já foi a principal fonte econômica de Macaé e queremos dar maior incentivo ao aumento da produção no município. Macaé já se destaca no estado na produção de grãos, onde, este ano, atingimos a marca de 10 mil sacos de feijão colhidos no município – explicou o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol.

Até às 14h desta quinta-feira, já tinham sido realizadas 72 visitas às propriedades da zona rural do 1º distrito de Macaé, com 32 questionários respondidos.

Questionário eletrônico

A coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, anunciou que esta é a primeira vez que o instituto de pesquisa da Prefeitura está utilizando um questionário eletrônico. A pesquisa conta com 10 pessoas do Macaé Cidadão, incluindo um supervisor e um coordenador. Depois de visitar o 1º distrito de Macaé, o grupo prossegue com a pesquisa na região serrana.

- No mesmo dia o dado já chega ao banco de dados do Macaé Cidadão e para a subsecretaria de Agricultura. A pedido do secretário de Desenvolvimento Econômico e do subsecretário de Agricultura nós estamos no campo fazendo esta pesquisa agropecuária, pois temos que lembrar que Macaé não é só petróleo. O município tem uma vasta região rural e vamos chegar a todas as propriedades, pequenas ou grandes. Por isso, pedimos aos produtores rurais que recebam bem nossa equipe, pois o objetivo desta pesquisa é levar subsídios para a prefeitura atender os agricultores e pecuaristas com ações que vão melhorar ainda mais esta atividade no município – informou Amélia Guedes.

O IBGE também participa da pesquisa. “Neste contexto, temos uma boa experiência e mantemos uma parceria muito grande com a prefeitura. Nosso objetivo é auxiliar o município neste levantamento. O questionário contém perguntas, tais como: qual a produção, como é feito o escoamento, tamanho da propriedade, entre outros”, explicou Roni Andrade, representando o IBGE em Macaé.

Também participaram do lançamento da 1ª Pesquisa Agropecuária Municipal, os técnicos executores do Rio Rural, João Flores e Tarcila Leal, o administrador da subsecretaria de Agricultura, Pablo Esteves da Silva, a coordenadora de pesquisa do Macaé Cidadão, Vera Castanheira e o Ouvidor Geral da prefeitura, Décio Braga.


Fotos Relacionadas