Prefeitura institui Programa Jovem Cientista Macaense

10/07/2014 15:02:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com o objetivo de estimular o aprendizado e a capacitação dos estudantes do Ensino Médio, a Prefeitura de Macaé instituiu o Programa Jovem Cientista Macaense, através do Decreto 117/2004, publicado em jornal local, nesta quarta-feira (10). O programa está subordinado à subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

O município promoverá processos seletivos para divulgação do procedimento de concessão dos auxílios e promoverá a seleção dos beneficiários, levando em conta o mérito dos candidatos e dos projetos.

A principal proposta do Programa Jovem Cientista Macaense é promover, por meio de bolsas de estudo, a formação de estudantes, conferindo-lhes a oportunidade de novas experiências educacionais e profissionais, voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação em áreas prioritárias e estratégicas na cidade.

Também é meta desse programa ampliar a participação de estudantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos e treinamentos de inovação tecnológica, contribuindo para a difusão dos conhecimentos científicos e estimulando a formação dos estudantes para as áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Ainda é finalidade da prefeitura contribuir para o aumento da competitividade das empresas de ciência, tecnologia e inovação instaladas em Macaé, além de estimular e aperfeiçoar as pesquisas aplicadas no município, de modo a desenvolver os trabalhos científicos, tecnológicos e inovadores.



Convênios

Para a execução do Programa Jovem Cientista Macaense poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes ou outros instrumentos afins, com órgãos e entidades da administração pública, dos estados, do Distrito Federal, da União e de outras cidades, bem como entidades privadas.



Auxílio

A Prefeitura de Macaé vai contribuir com auxílio financeiro mensal no valor unitário de duzentos reais durante cinco meses para 20 estudantes selecionados por edital. Também concederá o benefício de quinhentos reais para dez pesquisadores orientadores.

O público-alvo são estudantes que se encontram na faixa etária de 15 a 18 anos, matriculados na 2ª série do Ensino Médio de instituições públicas sediadas em Macaé.

Já o benefício aos orientadores é direcionado a docentes, pesquisadores e estudantes de melhor desempenho acadêmico de cursos tecnológicos e superiores oferecidos por institutos de formação profissional e tecnológica que estejam desenvolvendo atividades de pesquisas. Eles deverão estar vinculados às instituições da área de ciência e tecnologia em Macaé.