Prefeitura participa da assinatura de convênio entre Petrobras-UNBC e Sebrae

10/03/2010 11:52:15 - Jornalista: Catarina Brust

A Prefeitura de Macaé participou, na terça-feira (9), da assinatura de convênio Programa da Cadeia Produtiva Petróleo, Gás e Energia entre a Petrobras e o Sebrae. O programa tem como objetivo fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) das micro, pequenas e médias empresas da Bacia de Campos. O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega, e o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves, participaram do evento.

O convênio foi assinado pelo gerente geral da Petrobras UN-BC, José Airton de Lacerda Martins, e pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ, Evandro Peçanha. “Esse convênio é importante por ajudar as pequenas e médias empresas a serem sempre potenciais fornecedoras da Petrobras. Isso gera meios para as empresas se atualizarem e desenvolverem novas tecnologias. Consequentemente, isso gera mais crescimento econômico de Macaé e região”, disse Edimilson Gonçalves.

José Airton fez uma apresentação sobre a contratação de bens pela Petrobras-UN-BC no último ano. De acordo com o demonstrativo, a estatal nacional contrata a maior parte de bens no Estado do Rio de Janeiro, com presença preponderante do município de Macaé. “A contratação de bens, em 2009, foi da ordem de R$ 7 bilhões e a tendência é que nos próximos anos mais que duplique”, informou o gerente geral da UN-BC.

De acordo com Peçanha, o objetivo principal do convênio, que está na sua segunda fase, é incrementar as ações e fortalecer o trabalho desenvolvido pela Rede Petro-Bacia de Campos, que congrega as empresas do setor de petróleo e gás.

- A Petrobras é, hoje, uma das maiores parceiras das pequenas empresas no país. Esse convênio traz grande contribuição na economia e no avanço tecnológico das empresas. O programa trouxe a necessidade das empresas investirem em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, crucial para o desenvolvimento do país. A geração de oportunidade de trabalho expandiu também a qualificação da mão-de-obra. As empresas adotaram novos métodos de gestão e se informatizaram. A cultura da cooperação – muito valorizada pelo Sebrae – foi beneficiada com o trabalho desenvolvido pela Rede Petro-Bacia de Campos, destacou o diretor de desenvolvimento do Sebrae-RJ.

Robson Costa, da Flash Print e membro do Comitê Gestor da Rede Petro-Bacia de Campos, falou em nome dos empresários. “A Rede Petro-BC refez seu planejamento estratégico e lançou seu catálogo digital, que foi a realização de um sonho. Com isso, trabalhamos fortemente toda a demanda das empresas e do mercado. Agora, daremos continuidade às ações de consolidação da Rede e no seu fortalecimento”, explicou.

Também participaram do evento Francisco Agostinho, representando o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Marcelo Reid; o gerente regional do Sebrae-Macaé, Gilberto Soares; representantes do Banco do Brasil, Prominp, Caixa Econômica Federal, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Universidade Federal Fluminense (UFF), Sesi/Senai, da Rede Petro, entre outros.

- Nessa segunda fase teremos resultados ainda melhores no que já foi bom e expressivo, pois temos mais conhecimento e entrosamento entre os parceiros, completou Reinaldo Costa Silva, do Departamento de Contratação de Bens e Serviços da Petrobras UN-BC.