Projeto Inova Jovem fomenta empreendedorismo

04/05/2018 18:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Durante toda semana, 18 jovens adquiriram conhecimento necessários para se tornar empreendedor

A Prefeitura de Macaé, em parceria com o Governo Federal, realizou na tarde desta sexta-feira (04), a solenidade de encerramento do projeto Inova Jovem. Durante todo semana, 18 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, adquiriram conhecimentos necessários para se tornar empreendedor. A secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição, contou que vai verificar com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), a possibilidade do município de receber novas vagas. "A aceitação foi muito boa, mas devido ao número reduzido de vagas, muitos ficaram na espera", frisou, acrescentando que os alunos continuarão recebendo orientações.

O aluno, Leonardo Dolabela, 27 anos, procurou o curso para aprimorar o seu negócio. Ele montou uma gráfica, em casa, mas queria aprender como gerenciar e manter seu negócio. "Aprendi muito aqui, principalmente sobre a gestão financeira, gastos e lucros, ficava tudo misturado, empresa e vida pessoal", disse.

Glauciane Soares, 29 anos, falou que empreender sempre foi um sonho e o curso proporcionou o conhecimento para que este desejo se torne realidade. "O curso me deu o empurrão que precisava. A forma como o conteúdo é repassado é de fácil assimilação. Agora, posso tirar a ideia do papel e dar forma à minha hamburgueria", contou entusiasmada.

A professora da Agência Besouro de fomento social, Vânia Muniz, explicou que a metodologia utilizada é a By Necessity, desenvolvida com foco no pequeno e médio empreendedor. Ela é acessível e leva em conta a realidade local. "Essa turma está de parabéns, os alunos são muito focados e participativos. O curso não acaba aqui, durante três meses eles irão desenvolver, na prática, todo um plano de negócios, além de contar com uma mentoria, denominado período de incubação", disse.

Jovem - O “Inova Jovem” consiste em um curso gratuito de empreendedorismo com duração de uma semana, onde o aluno monta um plano de negócios com total viabilidade técnica e financeira, baseada em sua realidade e necessidade. Além dos participantes aprenderem a alavancar seu negócio, utilizando recursos humanos e definição de preços do seu produto/serviço.

O plano visa criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para os jovens, principalmente negros/as, entre 15 e 29 anos.


Fotos Relacionadas