Proposta de Macaé é fantástica, diz Câmara de Comércio de Houston

15/09/2010 16:33:45 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Catarina Brust

Encontro foi realizado no estande do Sistema Firjan, na Rio Oil & Gas 2010, no Riocentro

Rio de Janeiro - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, representou o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi (licenciado até 7 de outubro) em encontros na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010, nesta terça-feira (14). O evento que começou segunda-feira (13) prossegue até quinta-feira (16), das 14h às 20h, no Centro de Convenções do Riocentro, Rio.

A primeira reunião do dia foi com o representante da Câmara de Comércio de Houston, Kevin Schroeder, o consultor da Middle Consulting, Carlos Guimarães e o gerente da Parker Drilling (empresa de perfuração de Houston, Texas) para discutir um protocolo de intenções, visando uma parceria entre as cidades de Macaé e Houston.

O subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves e o diretor de Relações com o Mercado da Federação das Indústrias (Sistema Firjan), Alexandre dos Reis, também participaram da reunião. O protocolo de intenções – que apresenta oportunidades de negócios entre empresas das duas cidades – já foi encaminhado pela Prefeitura de Macaé à Câmara de Comércio de Houston e foi considerado “fantástico”, por Kevin Schroeder: “O acordo prevê uma cooperação industrial e comercial entre as duas cidades”, explicou.

- O objetivo da prefeitura é viabilizar novos negócios em Macaé. Para isso, estamos mantendo contato com representantes de empresas de lá, por meio da Câmara de Comércio de Houston, para darmos andamento a esse processo para o estreitamento de relações comerciais entre as duas cidades. Existe também a expectativa de um encontro entre o prefeito de Macaé e a prefeita da cidade de Houston, quando da sua visita ao Brasil em março de 2011 ou na Offshore Technology Conference (OTC) 2011, para a assinatura desse protocolo de intenções -, ressaltou Cliton Santos.

O estreitamento das relações entre a prefeitura de Macaé e a Câmara de Comércio de Houston começaram com a participação da subsecretaria de Indústria e Comércio na edição deste ano da Offshore Technology Conference (OTC) 2010, realizada em maio, em Houston, Texas (EUA).

- Nossa intenção é atrair indústrias de médio porte do segmento de petróleo e gás a se instalarem em Macaé, assim como empresas de serviço também. Macaé e Houston são cidades similares e cada uma pode oferecer vantagens para a outra: nós com as oportunidades de negócios que a cidade oferece e parcerias com empresas daqui e eles com tecnologias inovadoras, entre outras coisas -, informou o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

O representante da Câmara de Comércio de Houston (Opportunity Houston), John C. Cuttino, esteve em Macaé pela primeira vez em julho deste ano onde se encontrou com Riverton Mussi, o secretário de Desenvolvimento, Cliton Santos, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Francisco Navega, o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura. No encontro, as duas cidades apresentaram suas infraestruturas e oportunidades de negócios.

“A Câmara de Comércio é a principal defensora da comunidade de negócios de Houston e dedica-se a promover a prosperidade econômica regional”, explicou John Cuttino em sua visita a Macaé. A Câmara de Comércio de Houston trabalha como capitalizador e facilitador para as empresas e engloba 2.100 empresas, com receita bruta superior a U$ 1 trilhão. As diretrizes de investimento de Houston para o Brasil são: aviação/aerospacial; medicina e biotecnologia; química e petroquímica; tecnologia de informação; nanotecnologia e logística e centros de distribuição.

- O Senai Macaé está oferecendo toda a infraestrutura, sem custo para a prefeitura, para viabilizar o acordo de intenções entre as duas cidades. O Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Firjan é um sistema bem estruturado para capacitação e que também oferece toda a assistência estratégica para a cadeia produtiva de petróleo e gás. Além disso, o assessor da diretoria de Relação com o Mercado do Sistema Firjan, Ziney Dias Marques, está também oferecendo apoio à viabilização dessa cooperação entre as duas cidades -, pontuou Alexandre dos Reis, completando que será inaugurado no Senai de Benfica, no Rio, o Núcleo de Realidade Aumentada para o setor de petróleo e gás.