Redes Petro do estado assinam convênio de cooperação

16/09/2010 17:22:50 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Catarina Brust

O empresário Evandro Esteves, da empresa Jevin, foi um dos membros da Coordenadoria Executiva da Rede Petro-Bacia de Campos que assinou o convênio de cooperação

A Prefeitura de Macaé participou da assinatura do convênio de cooperação entre as Redes Petro do estado Rio de Janeiro, realizado na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010, que termina nesta quinta-feira (16), às 20h, no Riocentro, Rio. O evento aconteceu no Pavilhão 2 da feira, no estande compartilhado entre as Redes Petro Bacia de Campos, Leste Fluminense, Rio e Duque de Caxias, na terça-feira (14). O objetivo é buscar ações que fortaleçam o grupo, intensificando oportunidades de negócios para as empresas associadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves e o assessor de Indústria, Alexandre Carneiro, representaram a prefeitura de Macaé na assinatura do convênio. Pela Rede Petro-Bacia de Campos, assinaram o convênio os membros da Coordenadoria Executiva: Evandro Cunha (Jevin), Rubens Cezar (Contil) e Christian Feitosa (NPI Brasil). O gerente Regional do Sebrae-RJ Norte Fluminense, Gilberto Soares, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Marcelo Reid, Rita Santos e Reinaldo Costa, da Petrobras UO-BC e Eliete Rosado, coordenadora do Fórum do Prominp na Bacia de Campos, também participaram do evento.

- Vejo com muito bons olhos esta ação que vai intensificar as oportunidades de negócios entre as empresas associadas das Redes Petro do estado. Isto se torna necessário neste momento em que o Rio de Janeiro é um canteiro de obras, com a implantação de grandes empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, o fortalecimento da indústria naval, entre outros, e o próprio pré-sal, que vem consolidando o estado economicamente -, observou Edmilson Gonçalves.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que está licenciado até o dia 7 de outubro. “Este é um momento importante em que nós vermos o crescimento e o fortalecimento da Rede Petro-BC, pois a prefeitura de Macaé participou da fundação da Rede Petro-Bacia de Campos. A prefeitura está presente na feira, apoiando a atuação da Rede Petro-BC, e por meio de reuniões da secretaria de Desenvolvimento Econômico, com empresários e instituições, divulgando a imagem de Macaé, como capital nacional do petróleo e com o objetivo de gerar novos negócios para o município”, disse Cliton Santos.

Pelas outras redes, assinaram o convênio os presidentes das Redes Petro Leste Fluminense (Niterói), Eduardo Soares e Duque de Caxias, Carlos Alves e o coordenador executivo da Rede Petro-Rio, Fernando Potsch. “É muito importante para as quatro redes estarem se capacitando. Isso estrutura a atuação de todas as Redes do estado”, disse Carlos Alves.

- Esse convênio cria um fortalecimento para o estado, integra e vai gerar novos negócios para beneficiar a todas as quatro Redes Petro do Rio de Janeiro -, pontuou Rubens Cezar durante a assinatura do convênio.

Já Maíra Campos do Sebrae-RJ, ressaltou a importância da unicidade entre as quatro Redes. “Tem que acontecer a intenção de união, possibilitando que o caminho aberto quebre barreiras físicas. Como pensar na implantação da Rede Petro Brasil, sem as quatro Redes do Rio unidas?”, disse.

As Redes Petro funcionam como associações que reúnem empresas de pequeno, médio e grande porte, fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás.

- O Brasil já possui 14 Redes Petro instaladas e este nome já é uma marca reconhecida nacionalmente. Num evento como a Rio Oil & Gas, que conta com a participação de dezenas de países, como empresas individuais essas empresas não estariam sendo faladas e nem vistas. Esta é a única solução para brigarmos neste setor gigante -, explicou Renato Regazzi, do Sebrae-RJ.

Após a assinatura do convênio, o gerente Regional do Sebrae-RJ Norte Fluminense, Gilberto Soares, já sinalizou algumas ações que serão implementadas. “Além de buscarmos ações diversificadas para o fortalecimento das Redes do estado do Rio de Janeiro, um dos objetivos é buscar espaço para as empresas associadas no mercado paulista da cadeia produtiva de petróleo e gás”, informou.


Fotos Relacionadas