Represa do Aterrado do Imburo será ativada para a “Psicultura Comunitária”

14/10/2021 15:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

A represa do Aterrado do Imburo será utilizada para a produção de pescado cultivado em tanques-rede

A Prefeitura de Macaé deu início à ativação da represa do Aterrado do Imburo que vai transformar a vida dos produtores de tilápia no município. O projeto “Psicultura Comunitária” está sendo implementado pela Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e inclui tratamento da área da represa, que tem cerca de 6.000m², para o cultivo do pescado em tanques-rede que serão cedidos a produtores.

A projeção é que haja um incremento na produção cultivada do pescado, aumento da renda dos produtores e fomento do turismo no local. O trabalho de limpeza da área começou na quarta-feira (13) e está sendo acompanhado pelo secretário de Pesca, Jair Barcelos. O vice-prefeito de Macaé, Célio Chapeta, também visitou a área na manhã desta quinta (14).

O secretário disse que assim que for concluído o trabalho de limpeza da represa, será feito o levantamento técnico de quantos tanques comportará a área e quantos produtores serão beneficiados. Ele adiantou que só poderão participar do projeto os produtores cadastrados.

“Este projeto é inédito no município e muito importante para a geração de renda dos produtores. Permitirá, ainda, ao município oferecer mais um atrativo de lazer e turismo para a população”, destacou o secretário.

Tanque-rede é uma estrutura que permite a livre circulação da água para o pescado cultivado, proporcionando o crescimento adequado e proteção ao ataque de predadores, bem como a facilidade de manejo por parte dos produtores.

A represa está localizada em frente à unidade municipal Estratégia Saúde da Família (ESF) do Aterrado do Imburo.


Fotos Relacionadas