Réveillon 2019 órgãos públicos preparam infraestrutura

13/12/2018 15:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Prefeitura garante infraestrutura em limpeza, iluminação, ordenamento, trânsito e dá o suporte em segurança

Todos os órgãos envolvidos na organização do Réveillon 2019, em Macaé, se reuniram, nesta quarta-feira (13), na sede da prefeitura. O objetivo é repetir o sucesso do ano passado para as festividades que irão acontecer na Praia dos Cavaleiros e Sana. A festa da virada está prevista para começar às 20h do dia 31 de dezembro (segunda-feira) e terminará à 1h do dia primeiro (terça-feira).

A Praia dos Cavaleiros terá seis toneladas de fogos de artifício, com show pirotécnico de 12 minutos. A apresentação ficará por conta do DJ Moacyr Júnior e o saxofonista Ryon Sax. Já no Sana, a festa vai ficar por conta da banda de forró Pavio Curto, no espaço CriaSana. A contratação das atrações foi feita através da iniciativa privada.

O trânsito na orla dos Cavaleiros será interditado desde às 5h no dia 31, porém, quem estiver com autorização para montagem de tenda poderá entrar, somente até as 18h, com veículos para desembarque dos itens a serem utilizados na barraca. A interdição será entre as ruas Jorge Reid e Val Paraíso.

Os estacionamentos serão permitidos nas ruas paralelas, Avenida Nossa Senhora da Glória e Rua Dolores Vasconcelos.

A coordenadoria de Posturas informou que as barracas do comércio informal estarão localizadas entre as ruas Winston Churchill e Jorge Reid. A partir desta última, também estarão os ambulantes.

Na área de segurança, todo efetivo da Secretaria de Ordem Pública estará nas ruas, além do reforço da Polícia Militar, que receberá 80 policiais a mais para o Réveillon. Para garantir a fluidez do trânsito, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana vão orientar os motoristas, que deverão estar atentos à sinalização e ao estacionamento somente em locais permitidos.

Não serão permitidos veículos com som nas orlas do município. A fiscalização será realizada pelos órgãos de segurança. Os veículos que não cumprirem a orientação serão recolhidos para o pátio da Mobilidade Urbana.

A Secretaria de Saúde irá disponibilizar quatro postos de saúde na orla dos Cavaleiros, que estarão instalados entre as ruas Mar Del Plata e Franklin Roosevelt. A equipe de profissionais será formada por médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, além de três ambulâncias UTIs, equipadas com médico, enfermeiro e técnico, cada uma delas.

A organização passa pela limpeza, iluminação, segurança, ordenamento, através da presença de todos os serviços públicos que atendem e servem ao cidadão. "A ideia é repetir o sucesso de público do ano passado, com cerca de 80 mil pessoas prestigiando nosso Réveillon, uma festividade para as famílias macaenses e visitantes", disse o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

Estiveram na reunião representantes da prefeitura dos setores de: Turismo; Mobilidade Urbana; Saúde; Comunicação; Ambiente; Ordem Pública; Coordenadoria de Posturas e Iluminação Pública.

Autorização para tendas

A autorização para montagem de tendas nas orlas do município pode ser solicitada até 28 de dezembro, das 8h às 17h, na Coordenadoria de Posturas. É necessário apresentar documento de identificação e indicar, no ato do pedido, o local desejado. O objetivo é proporcionar melhor ordenamento na utilização do espaço público.

A montagem estará liberada a partir das 14h do dia 31 de dezembro. A entrada de veículos para desembarque dos itens a serem utilizados na barraca será permitida somente até as 18h. As tendas devem seguir as orientações da normativa, tendo obrigatoriamente que medir 3x3 metros. O espaço é exclusivo para confraternização e não será permitida a realização de festas com cobrança de ingressos, bem como qualquer outro tipo de comercialização.

Não será permitida a utilização de churrasqueiras, tochas, fogos de artifício e recipientes de vidro, inclusive para bebidas. A Coordenadoria de Posturas está localizada no Centro Administrativo Luiz Osório, na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro, 2º andar. Mais informações podem ser obtidas no horário comercial pelo telefone 2765-8700.