Rio Franchising 2011: caravana de Macaé estará presente no evento

13/09/2011 17:32:20 - Jornalista: Catarina Brust

A Prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Indústria e Comércio, estará participando da Rio Franchising Business 2011 (ABF-RIO), nesta quinta-feira (15). A subsecretaria, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estará disponibilizando um ônibus com destino ao Riocentro, local do evento. A iniciativa, que tem a parceria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL)

O objetivo é promover oportunidades de negócios para os participantes, num evento onde estarão reunidas as principais redes de franquias do Brasil e do exterior.

- Nosso objetivo é continuar incentivando os empresários locais a estarem investindo em Macaé que é um mercado que se mantém em constante expansão, explica o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves.

Muitas franquias já se instalaram com sucesso na cidade, como é o caso do Shopping Plaza Macaé que trouxe várias empresas do setor e grandes lojas âncoras. De acordo com informações de empresários, estudos apontam uma demanda reprimida de consumo na ordem de R$ 35 milhões. Por conta disso, o Carrefour está instalando uma de suas marcas - Atacadão – em Macaé, de olho nas classes C,D e E.

A saída de Macaé está programada para acontecer às 8h, em frente a sede da subsecretaria de Indústria e Comércio, na Avenida

Agenor Caldas, 261 – Imbetiba. Os interessados devem procurar a secretaria da ACIM ou o CDL de Macaé. O pré-credenciamento para o evento pode ser feito no site: http://www.riofranchisingbusiness.com.br/visitarfeira.aspx

A Rio Franchising será realizada de quinta-feira a sábado (15 a 17), das 14 às 17h.

Rio Franchising

A Rio Franchising Business chega à sua 5ª edição 50% maior que a anterior e com 200 marcas expositoras e 10 mil metros quadrados de área total. O mercado de franquias já representa aproximadamente 105 mil postos de trabalho no Rio de Janeiro. Com mais de R$ 50 milhões em negócios gerados em 2010, a feira projeta chegar agora aos R$ 100 milhões, atraindo mais de 20 mil visitantes interessados em investir em um negócio próprio.

O balanço de 2010 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o setor superou todas as expectativas e cresceu 20,4%, faturando R$ 76 bilhões. Hoje, são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 86.365 unidades franqueadas. Segundo a ABF-Rio, esse número é de 10.537 no estado. O Rio de Janeiro possui mais de 12,2% deste mercado nacional e tem uma perspectiva de grande crescimento com investimentos de obras como Pólo Petroquímico de Itaguaí, revitalização da Zona Portuária, e de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

A Rio Franchising Business está hoje no ranking mundial dos dez maiores eventos desse mercado.

O mercado de franquias no Brasil é muito promissor e está com ótimas expectativas de crescimento com eventos no estado e em sua capital, que já estão trazendo ótimas oportunidades para o país. A feira é uma ótima oportunidade tanto para empresas ampliarem suas redes, quanto para aqueles que estão interessados em abrir um negócio próprio em um cenário muito positivo para o Rio e o país.

O sistema de Franquias gera hoje no Brasil quase 800 mil empregos diretos. Segundo a ABF-Rio, realizadora do evento, a Rio Franchising Business, configura-se como uma feira de grandes oportunidades para se conhecer melhor, e num único lugar, as mais diversas operações de Franchising em processo de expansão no Brasil.

O perfil empreendedor da maioria dos brasileiros encontra no franchising a possibilidade de realização, com uma segurança significativamente maior do que a encontrada em operações independentes. O grande fator de crescimento desse mercado reside exatamente na sinergia obtida com a união de forças entre franqueador e franqueado.

Beneficiando-se do know-how e experiência do franqueador, aliados a uma marca consolidada, o investidor pode ter seu foco total e exclusivamente dirigido à operação de seu negócio, enquanto o franqueador responsabiliza-se pelo planejamento estratégico, pela inovação e pelos ganhos de escala que o sistema oportuniza. Não por acaso, as Franquias já respondem por mais de 60% da ocupação dos espaços nos shoppings no Brasil, o que evidencia a força, a credibilidade e a sustentabilidade do sistema de franchising no país.

Este ano, a Rio Franching Business conta com novos expositores como as franquias Camarão & Cia, Companhia do Bordado, Doggis, Dr. Resolve, Seletti, Maz Calçados, entre outros, mas também com a presença de antigos participantes como as marcas MegaMatte, Bob’s, KFC, Eurodata, Pink Biju, Mundo Verde, Subway e Yes!.