Saúde do Pescador é tema de palestra no Paço Municipal

04/05/2018 18:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Programação faz parte da frente de trabalho do Defeso do Camarão e da Piracema

Pescadores que fazem parte da frente de trabalho do Defeso do Camarão e da Piracema participaram, na manhã desta sexta-feira (4), de uma palestra sobre Saúde do Trabalhador, no Paço Municipal. As atividades serão realizadas até o final do mês de maio, quando termina o período do defeso. De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura, Sérgio Santos, estão cadastrados 500 pescadores que recebem o seguro-defeso.

A palestra "Saúde do Trabalhador" foi apresentada pela médica, Maria Cristina Menezes, que ressaltou a importância da geração de renda e do trabalho dos pescadores. Ela destacou também que eles devem ficar atentos a pequenos cuidados com a sua saúde, como a exposição ao sol sem proteção, o que pode provocar câncer de pele e problemas na visão.

- Os pescadores devem ficar atentos também aos riscos químicos pelo qual ficam expostos, como no manuseio do querosene, diesel e o gás, ressaltou.

Outros assuntos abordados durante a palestra foram pressão alta e problemas com a coluna vertebral.

Na oportunidade, técnicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), vinculados a um projeto da Petrobras de mitigação ambiental, realizaram um trabalho com os pescadores com o objetivo de sensibilizá-los, para importância da preservação do meio ambiente.

Cronograma das atividades:

- 11 de maio - 8h às 13h- Palestra Pescador Saudável - Local: Associação dos Moradores da Barra

- 18 de maio - 8h às 13h - Limpeza do Patrimônio Ambiental - Local: Pontal

- 25 de maio - 8h às 13h - Limpeza do Patrimônio Ambiental - Local: Praia da Barra


Fotos Relacionadas