Semana do Artesão termina nesta sexta

17/03/2017 12:10:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Exposição reuniu trabalhos de 90 artesãos

Com a proposta de valorizar o artesanato local e incentivar a geração de renda, a 2ª edição da Semana do Artesão termina, nesta sexta-feira (17), no Centro Macaé de Cultura. O espaço, que reúne produtos de 90 artesãos, tem trabalhos feitos com folhas de bananeiras, escama de peixes, tecidos, crochê, entre outros. A iniciativa celebra, também, o Dia Nacional do Artesão, comemorado neste domingo (19).

Este ano, dados parciais apontam a comercialização de R$ 9 mil, em média, entre vendas diretas e encomendas durante os quatro dias do evento.

Neste último dia, terá, a partir das 14h, a palestra sobre "Preços", com o consultor do Sebrae Renato Barros. Esta é a terceira palestra de capacitação para os expositores. Ele conheceram, também, temas como "Merchandising" e "Micro Empreendedor Individual".

Na ocasião, haverá, ainda, às 16h, a programação cultural com apresentação do músico Raphael Miranda, da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart). Ele promete encantar o público com repertório variado da Música Popular Brasileira.

A Semana do Artesão é uma parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Cultura; Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, com apoio do Sebrae. Para a secretária de Cultura, Tânia Jardim, o artesanato se inclui nas atividades importantes que movem o setor econômico. "Hoje faz parte do caldo cultural do estado e da nação", frisa.

O secretário adjunto de Trabalho e Renda, Leonardo Pessanha, a semana é uma vitrine para a comercialização dos trabalhos produzidos no município e valorização dos produtos feitos manualmente, mostrando a importância do trabalho para a reciclagem e preservação ambiental. "Além disso, temos uma parceria com o Sebrae, órgão que realizará uma consultoria continuada com esses artesãos", acrescenta o secretário.

Balé e Capoeira

Mais uma atração cultural fez parte da 2ª Semana do Artesão. O Polo de Cultura Fronteira levou, nesta quinta (16), alunas de balé da professora Juliana e a equipe de Capoeira do Mestre Anu e Gabiru, que mostraram um pouco do trabalho realizado nessa comunidade. Para o coordenador do Polo Fronteira, Leandro Bastos, a participação no evento foi fundamental." É muito bom e emocionante estender o nosso trabalho para conhecimento de um público maior e diferenciado", afirma.


Fotos Relacionadas