Startup Rio prorroga inscrições até 31 de março

09/03/2020 14:53:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Prefeitura de Macaé fomenta o desenvolvimento de startups com foco em tecnologia e inovação

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, prorrogou até o dia 31 de março o cadastramento online para a seleção de projetos que apresentem ideias inovadoras na área de tecnologia digital, no âmbito do Programa “Startup Rio 2020: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro".

Serão selecionadas até 240 propostas e os proponentes poderão selecionar como local de execução Macaé, Rio de Janeiro, Petrópolis, Barra Mansa, Paracambi, Paulo de Frontin, Campos, Mangaratiba, Mesquita e Nova Iguaçu. Em Macaé, o programa Startup atua na conexão entre empresas, universidades, empreendedores, investidores e governo, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações.

O Programa Startup Rio visa incentivar, estimular, apoiar e promover iniciativas que versem sobre a temática da Difusão do Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital, de forma a motivar a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro.

Os projetos submetidos deverão propor o desenvolvimento de modelo de negócios inovadores ou produtos, serviços ou processos nos seguintes segmentos: Serviços de Internet, Aplicativos para Internet, Tecnologias Sustentáveis, Jogos Eletrônicos e Aplicações da Tecnologia Digital em geral, apoiados no uso de tecnologias habilitadoras como Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Realidade estendida (XR).

São R$ 6 milhões para investimentos definidos na Programação Orçamentária da FAPERJ. O estímulo ao crescimento com qualidade do ecossistema de empreendedorismo digital no Estado do Rio de Janeiro é meta do programa. Como consequência, o desenvolvimento das ideias propostas nos projetos contemplados poderá ocasionar a abertura de empresas de base tecnológica, atuando na transformação do Estado do Rio de Janeiro em ambiente propício e atrativo para o desenvolvimento de todo o ecossistema relacionado ao empreendedorismo digital.

O tempo total de execução dos projetos será de oito meses, dividido em três fases. Nos primeiros três meses, os selecionados participam do programa Avançado de Formação Empreendedora (PAFE), composto de treinamentos, consultorias, atividades de nivelamento, técnicas de gestão, validação da ideia e elaboração do plano de negócios. Nas duas fases seguintes, com duração de dois e três meses, respectivamente, os selecionados receberão verba de até R$ 60 mil cada, dividida em duas parcelas,e terão acesso à mentoria, desenvolvimento de produto, técnicas de vendas e de gestão e construção de produto mínimo viável. Em Macaé, o programa de startup fica na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, Cavaleiros.

Clique aqui para consultar o edital da FAPERJ.