Torneio de Pesca, Pesque e Solte abre inscrições

22/02/2018 09:33:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Evento será dias 3 e 4 de março na Mureta da Rua da Praia

O Terceiro Torneio de Pesca com Isca Artificiais de Macaé está com inscrições abertas. O evento, pretende reunir, além dos praticantes da pesca desportiva em seis categorias, a partir de 8 anos até a Master (sem limite de idade), famílias e interessados em aprender sobre as técnicas da pesca e sobre ecologia. Este torneio será o primeiro do estado com disputa na categoria Ultra Light, que utiliza linhas muito leves, valorizando a técnica e dando mais emoção à competição. Mas o que faz deste evento especial é que ele será o primeiro da região na modalidade 'Pesque e Solte'.

O Terceiro Torneio de Pesca está confirmado para os dias 3 de março (sábado), das 14h às 19h, e 4 de março (domingo), das 07h às 12h, na Mureta da Rua da Praia, centro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail macaepesca@gmail.com e o regulamento está disponível no Facebook Torneio de Pesca com iscas artificiais de Macaé. As seis categorias se dividem de acordo com o tipo de equipamento utilizado pelo competidor, idade e sexo. A participação de menores de idade está condicionada ao acompanhamento de um responsável maior de idade.

As duas primeiras edições do torneio aconteceram em 2016, sendo que a última obteve 28 inscritos. Este ano a competição já conta com 38 inscritos. "Isso mostra o aumento do interesse do público pela pesca desportiva com iscas artificiais. Estamos difundindo especialmente a modalidade 'Pesque e Solte' e convidando as famílias para participarem do evento. Nós vamos explicar o uso dos materiais e vamos tratar da convivência ecológica. Um dos principais objetivos do torneio é a valorização do Rio Macaé e sua preservação para as gerações futuras, assim como a de um dos seus símbolos, o robalo", disse Gabriel Emerick, organizador do evento.

O robalo é um peixe de água salgada que se adapta muito bem à água doce. Seu habitat natural é toda a costa brasileira, pois ele adentra com facilidade em rios que deságuam no mar, como o Rio Macaé, para se reproduzir. Esta espécie é muito apreciada pelos pescadores desportivos sendo considerada por muitos o 'rei do mar' ou o 'embaixador do mar'. Os robalos podem atingir 1 metro de comprimento e 12 quilos de peso. Mas as espécies mais comuns possuem apenas 55 centímetros de comprimento. O robalo é o símbolo do Rio Macaé. O Torneio de Pesca de Macaé já integra o Calendário de Eventos Turísticos de Macaé 2018. O Quarto torneio está programado para os dias 2 e 3 de novembro.