Trabalho e Renda faz ponte entre profissionais e empresas

21/08/2018 12:01:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Rui Porto Filho

Neste ano, a equipe da secretaria realizou 6.611 atendimentos, facilitando ingresso no mercado de trabalho

Servir como ponte entre o profissional e o mercado de trabalho. Em Macaé, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda tem exatamente essa função. E apesar da crise que assolou o país nesse quesito, já é possível notar o aumento gradativo no número de vagas na região e o setor tem registrado maior inserção dos profissionais no mercado. De janeiro a agosto, já foram 6.611 atendimentos realizados pela equipe.

A informação é da secretária adjunta, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição, que explica como é feita a captação de vagas. “Nós temos aqui na secretaria uma equipe de técnicos para isso. Eles vão até as empresas, fazem a captação dessas vagas e aí apresentamos para a empresa o nosso banco de dados e os currículos que temos cadastrados", detalha.

Ana Lúcia ressalta que a secretaria não introduz a pessoa no mercado de trabalho. O setor apenas encaminha o candidato por meio dos cadastros e quem insere é a empresa interessada, que realiza a seleção para as vagas. "Após essa inserção no mercado de trabalho, temos o retorno para acompanhar quem já conseguiu retornar ao mercado de trabalho. E esse número vem subindo. Muitas vezes as empresas vêm até aqui e cadastram as vagas. Elas procuram o nosso serviço, por já conhecerem ou ouvirem falar, ou por se tratar de alguém que já passou pelo nosso banco de dados e hoje está trabalhando no RH de uma empresa. Ficamos muito felizes quando vamos em uma empresa e encontramos uma pessoa que passou por aqui", comenta Ana Lúcia.

Auxílio na documentação – Além de disponibilizar oportunidades de emprego para diversos setores e manter o cadastro de currículos, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda também auxilia na emissão de identidade e carteira de trabalho. “Nós temos, também, um convênio com o Ministério do Trabalho, no qual é feita a emissão de carteira de trabalho, e com o Detran, em que é feita a emissão da carteira de identidade. Hoje, atendemos na secretaria cerca de 60 a 70 carteiras de trabalho e 50 a 55 identidades por dia”, contabiliza.

A secretária acrescenta que o agendamento não é feito pelo site e sim pelo telefone 0800. “O nosso 0800 não é o mesmo do Detran, é diferenciado. O nosso é: 0800 021 1138. Hoje, o município de Macaé tem a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda como um suporte. Nós estamos aqui para ser a ponte do trabalhador até a empresa para que ele lá possa fazer a sua inserção e o seu desenvolvimento”, acredita.

Cadastro – O cadastro de trabalhadores pode ser efetuado pela internet, ou presencialmente na Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda. O serviço é gratuito, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. A secretaria fica na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº (em frente ao Estádio Cláudio Moacyr), Barra de Macaé. Horário de funcionamento: 8h30 às 17h. Para a emissão das carteiras de Trabalho e de Identidade é necessário, primeiramente, agendar através do telefone 0800-021-1138. O serviço também é gratuito.


Fotos Relacionadas