Vacinação contra a aftosa tem prazo final até o dia 30

24/11/2010 15:17:34 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Prefeitura disponibiliza 25 mil doses gratuitas da vacina contra a aftosa para pequenos produtores, com até 100 cabeças

A prefeitura de Macaé continua a vacinação contra a aftosa até a próxima terça-feira (30), disponibilizando 25 mil doses da vacina gratuitamente para os pequenos criadores, com até 100 cabeças de gado. A vacinação faz parte da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa que é realizada em todo o país. A prefeitura atua com uma equipe de 12 vacinadores da subsecretaria de Agricultura, vincula a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A equipe também aplica a vacina contra a Raiva nos bovinos.

O estado do Rio de Janeiro está livre da Aftosa há 13 anos e, de acordo com o Núcleo Estadual de Defesa Agropecuária, da secretaria de Estado de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento (Seappa), Macaé é o município que distribui mais doses da vacina gratuitamente no estado. Segundo o Núcleo, Macaé possui de 90 a 100 mil cabeças de gado. A data para o término da Campanha não será prorrogada. A vacinação é obrigatória para todos os produtores, independente da quantidade de animais. Quem não vacinar o rebanho fica impedido de comercializar, abater e transportar os animais e seus derivados.

- Com a distribuição das vacinas contra a Aftosa facilitamos o acesso dos pequenos produtores do município a aderirem à Campanha que acontece sempre em maio e novembro. Disponibilizamos equipes no Sana, Bicuda, Trapiche, Imburo e nos Assentamentos Prefeito Celso Daniel e Maria Amália, além da área da Virgem Santa e BR-101. Além disso, aproveitamos a Campanha de Vacinação conta a Aftosa para vacinarmos o rebanho desses pequenos produtores também contra a raiva -, explica o subsecretário de Agricultura.

Para os produtores que possuem acima de 100 cabeças, a vacina está disponível nas lojas de material veterinário autorizadas. Após a vacinação dos animais, o produtor deve levar a declaração, com a nota fiscal da vacina, ao Núcleo Estadual de Macaé. Quem não fizer a vacinação dentro da campanha, não pode nem comprar mais a vacina, somente com autorização do Núcleo Estadual. Além disso fica impedido de tirar a Guia de Trânsito de Animais (GTA) só emitida para produtores que vacinaram seu rebanho de bovinos e búfalos.

O veterinário da subsecretaria de Agricultura, Alexandre Oliveira (Batatinha), explica que o município estará mobilizado para vacinar o rebanho dos pequenos produtores até a próxima terça-feira. “Já vacinamos 10 mil animais. Os pequenos produtores, com até 100 cabeças, representam 80% dos criadores de gado do município. Para atendermos todos eles, montamos essas 12 equipes setorizadas com vacinadores e auxiliares para agilizarmos a vacinação”, explica.

Os novos produtores que ainda não estão cadastrados na subsecretaria de Agricultura podem entrar em contato pelo telefone: 22-2772-4390. O telefone do Núcleo Estadual de Defesa Agropecuária de Macaé – que abrange os municípios de Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã – é o 22-2791-1892.