Vagas de emprego ofertadas crescem em julho

11/08/2017 14:31:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Maurício Porão

Na segunda-feira(7), foram realizados 229 atendimentos na secretaria de Trabalho e Renda

Por meio da intermediação entre empresas e trabalhadores em busca de uma vaga de emprego, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda vem registrando um crescimento no setor. Em junho, a média de vagas disponibilizadas ficava em torno de 90. Já, em julho, a oferta passou para 267. Mesmo ainda não sendo um aumento expressivo, já demonstra um aquecimento no mercado de trabalho.

Na terça-feira (8), a secretaria cadastrou mais três novas empresas no banco de dados da Central do Trabalhador (CTM), totalizando, agora, 1.251. Atualmente são 60 mil pessoas com cadastros ativos no banco de dados da secretaria. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 2015 a 2017, em Macaé, o setor que mais empregou/desempregou foi o de atividades imobiliárias e serviços prestados às empresas. Em julho, o país criou 35,9 mil vagas de emprego com carteira assinada.

- Mantemos contato direto com as empresas parceiras e outras que ainda não fazem parte do banco de dados da secretaria para ampliarmos as oportunidades de vagas de emprego. Temos a expectativa de ampliar o número de ofertas e atender as pessoas que nos procuram. Um exemplo disso é que, nessa semana, conseguimos cadastrar mais três empresas. Isso é um ganho para todos, principalmente, porque significa mais uma família amparada, mais uma pessoa empregada, ressalta a secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição.

Além do encaminhamento dos ex-funcionários da UTC, por meio de parceria entre prefeitura e Petrobras, para vagas de emprego, o governo municipal também fez a intermediação de 13 vagas de emprego efetivas - com contratação imediata e início ainda esse mês - abertas por uma multinacional prestadora de serviços que está chegando em Macaé. "A cada nova vaga, nós comemoramos", completa a secretária.

- Aqui na CTM temos vagas para todos os segmentos, desde auxiliar de serviços gerais a médicos. Temos mais dificuldade em preencher vagas para portadores de necessidades especiais. Hoje, temos 30 vagas em aberto, na área de administração e logística. Outra dificuldade é em relação à formação educacional. A maioria das oportunidades de emprego são para profissionais com ensino médio completo -, pontua.

Abrigo temporário

Desde que foi implantado o abrigo temporário de inverno, na praça Washington Luiz, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda vem trabalhando, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, para a emissão de documentos de identidade e carteira de trabalho, além de encaminhamento a vagas de emprego para os moradores em situação de rua. "Quem não tinha identidade ou carteira de trabalho estamos providenciando para que possam ser encaminhados para uma oportunidade de vaga de emprego. Aqueles que não têm nem certidão de nascimento, estamos entrando em contato com a Fundação Leão XIII para que possam ter o documento. Dois já conseguiram e três estamos regularizando junto ao cartório", explica Ana Lúcia.

Agendamento

Na segunda-feira (7), a Secretaria de Trabalho e Renda registrou 229 atendimentos a vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e de identidade. Os interessados devem entrar no site www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda, acessar a Área do Trabalhador, cadastrar e agendar para vagas de emprego e os outros serviços. Após o agendamento, o candidato deve comparecer na Central do Trabalhador de Macaé, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra. Se preferir, o interessado pode comparecer direto na central.

A documentação necessária para cada serviço encontra-se divulgada no próprio site.


Fotos Relacionadas