Vencedor da Etapa Macaé do Circuito Barretos de Rodeio vai representar município

02/08/2010 01:45:41 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Última noite do Rodeio atraiu um grande público para ver a final da disputa

Tiago Francisco, da cidade de Naviraí (MS) venceu a etapa Macaé do Circuito Barretos de Rodeio, realizado dentro da programação da XXXI Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, neste domingo (1º), no Parque de Exposições Latiff Mussi. Com a vitória, o peão garantiu vaga no maior palco de rodeio do Brasil, o Parque do Peão, em Barretos, durante a Festa do Peão de Boiadeiro (de 19 a 29 de agosto).

A Expo Macaé 2010 está terminando nesta madrugada de segunda-feira (2) e já deixa saudade em quem participou dos eventos promovidos pela Prefeitura de Macaé de quarta-feira (28 de julho a 1º de agosto). A festa que comemora o aniversário de 197 anos de Macaé foi um sucesso em todos os sentidos. O Parque de Exposições e todos os serviços montados pela prefeitura ofereceram a infraestrutura necessária para que o público pudesse aproveitar a festa com conforto e segurança.

- A Expo Macaé está terminando e já fica a saudade. Contamos com o trabalho e a colaboração de diversas secretarias que colaboraram para que a festa fosse um sucesso. Um evento como este movimenta a economia do município e acaba gerando cerca de dois mil empregos diretos e indiretos -, disse o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César. Calcula-se que foram arrecadadas cerca de 30 toneladas de alimentos não perecíveis com a troca por ingressos.

Nesta noite de domingo, o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César; Marcelo Sarzedas, da Raça Assessoria e Eventos; o presidente da Liga Nacional de Rodeio (LNR), Marcos Abud; o assessor da Prefeitura de Macaé, Jocimar de Oliveira; o presidente da Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro (RJQM), Frederico Mendonça; o médico veterinário e inspetor da Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM), Roger Clark fizeram a entrega dos troféus para os peões que venceram a etapa do Rodeio.

A prefeitura firmou parceria com o grupo Os Independentes, responsável pela organização da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, para divulgar a cidade de Macaé este ano na cidade paulista. “Será a única cidade do país a ter seu nome divulgado durante o evento que é realizado durante 11 dias e reúne cerca de 700 mil pessoas. A prefeitura de Macaé poderá divulgar vídeos sobre a cidade durante a festa, sem custo algum”, explicou Marcelo Sarzedas.

A arena do Parque de Exposições ficou lotada e o público aplaudiu bastante a performance dos 10 peões que buscavam a classificação para a Festa de Barretos. A Etapa Macaé foi organizada pela Raça Eventos – Tour 2010 e realizada pela Liga Nacional de Rodeio (LNR). Durante a final desta noite, foi realizada também a final da prova de 3 Tambores, promovida pela RJQM.
Para qualificar-se como etapa da LNR o evento deve atender inúmeros padrões técnicos e de qualidade determinados pelos organizadores da LNR. Os bons tratos aos animais é fator determinante para qualificar-se como etapa. O Circuito de Barretos é o mais almejado pelos competidores de montarias em touro por ter sua grande final em Barretos durante a maior Festa do Peão da América Latina.

A etapa em Macaé reuniu 30 competidores profissionais de três companhias de touros: Companhia Rodeio Berro Grosso, Companhia Rodeio Peninha e Companhia Rodeio Apocalipse. De acordo com a Raça Eventos, responsável pela organização do Rodeio, a equipe de peões que participou da etapa em Macaé é 100% profissional e acompanha todas as etapas que são realizadas pelo país. O evento contou com o serviço de apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com duas unidades móveis (UTI).

Vencedores:
1 – Tiago Francisco
2 – José Ridalto Ferreira
3 – Silvanei Carvalho Dias
4 – Edson Barbosa
5 – Claudenir dos Santos


Fotos Relacionadas