XV Esmmam começa nesta quinta-feira

07/04/2010 15:52:52 - Jornalista: Cristian Kuperf - estagiário

Foto: Bruno Campos

Evento começa nesta quinta-feira

A XV Especializada Mangalarga Marchador Macaé (Esmmam), acontece desta quinta-feira a domingo (8, 9, 10 e 11), no Parque de Exposições Latiff Mussi, situado na Rodovia Amaral Peixoto s/nº. O evento, com entrada franca, é uma realização da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ACCMM), com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Agricultura e Abastecimento.

A festa, já tradicional na cidade, mescla exposições de animais e à noite comemora os 30 anos da Rádio FM 101, com a abertura do show da dupla Victor e Léo, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), ao lado do Parque de Exposições.

A cidade espera a visita de turistas de todas as regiões no evento. Aproximadamente, 300 animais da raça Mangalarga Marchador vêm dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Bahia e estão chegando, nesta quarta-feira (7), no Parque de Exposições. As competições, no entanto, começam a partir das 9h de quinta-feira (8). O campeonato é dividido em animais fêmeas e machos, ambos de 12 a 36 meses e categoria adulto de 36 a 204 meses. Em todos os dias da Exposição haverá competição.
- É um evento que já faz parte do calendário do município e reúne criadores de diversas regiões do país. É um ótimo programa para os apreciadores desta raça de cavalos e um também para toda a família -, ressaltou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.
De acordo com o coordenador de Pista Raça Assessoria e Eventos, Dráuzio Neves, neste ano, o campeonato será diferente, e contará com cinco juízes. Sendo três juízes para julgar a categoria marcha e dois para a categoria morfologia. “Entre os itens avaliados pelos jurados nas mostras mangalarguistas estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos”, afirmou o coordenador.
Dráuzio Neves completa que, a grande final do campeonato será no domingo (11), a partir das 9h. Os seis primeiros vencedores serão premiados com uma moto 125 cilindrada e os seis reservados receberão televisores de 29 polegadas.
Segundo o médico veterinário e responsável técnico do evento, Alexandre Augusto Gomes de Oliveira, os competidores macaenses são fortes campeões neste evento. “Macaé é considerada uma cidade que possui um dos cinco melhores Parques de Exposições do país em estrutura e garante qualidade e quantidade de cavalos no evento”, disse.
Saúde – A secretaria de Saúde montou um esquema especial de plantão durante a Esmmam. Foi preparado esquema de atendimento de emergência com médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, administrativos, de serviços gerais, maqueiros e motoristas.

Shows

Durante à noite serão realizados shows em comemoração aos 30 anos da FM101, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Para agitar a noite desta quinta-feira (7), sobe ao palco a dupla Victor e Léo. O cantor Latino será a atração de sexta-feira (9). Já no sábado (10), a abertura do show fica por conta da dupla Diogo e Danilo e logo após a Banda Calcinha Preta. Fechando a linha de shows da XV Esmmam e da comemoração dos 30 anos da FM101 no domingo (11), o cantor Sertanejo Universitário, Luan Santana.

Os convites para os shows estão à venda na Loja Guerrah - Centro - no Calçadão, Loja Andarella - no Tropical Plaza e no Plaza Macaé e no Supermercado Litoral - no bairro Parque Aeroporto.