Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Coleta de Resíduos pela Secretaria de Ambiente

Compete à Secretaria de Ambiente recolhimento de pneus, eletroeletrônicos e óleo vegetal.

Recolhimento de eletroeletrônicos

Os interessados em descartar eletroeletrônicos devem fazer contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones: (22) 2762-4802/2796-1280/2796-1380, ou podem ir até o local, que fica na Avenida Rui Barbosa, 1725 – 1º Piso - loja 26 - Alto Cajueiros, Macaé Shopping.

Recolhimento de óleo vegetal

O recolhimento de óleo vegetal contribui com a preservação de recursos hídricos como lagoas, mares, rios e nascentes. Se lançado irregularmente, apenas um litro do resíduo seria o suficiente para contaminar mais de 25 mil litros de água potável, além de provocar a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes.

Todo o material coletado é encaminhado a uma cooperativa de reciclagem credenciada junto ao Inea, situada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Sabão, glicerina, tintas, detergente e biodiesel são alguns dos produtos feitos a partir deste óleo reciclado.

Postos de recolhimento de óleo vegetal usado:
  • Cavaleiros - em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência;
  • Sana - Base Operacional da Secretaria de Ambiente;
  • Alto dos Cajueiros - na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725);
  • Centro - Colégio Luiz Reid;
  • Centro - Mercado de Peixes;
  • Morada das Garças - Base Operacional na Lagoa de Imboassica;
  • Barra de Macaé - Macaé Facilita;
  • Córrego do Ouro - Macaé Facilita;
  • Lagomar - na rua W5;
  • Mirante da Lagoa - entrada principal do Mirante da Lagoa;
  • Aroeira - Restaurante Popular;
  • Parque Aeroporto - sede da Associação de Moradores do Parque Aeroporto.

A Secretaria de Ambiente orienta que o óleo deve ser entregue coado e armazenado em garrafas pet, devidamente fechadas.

Clique na imagem para ampliá-la.