Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Recolhimento de eletroeletrônicos



Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos


O resíduo eletroeletrônico composto por baterias, pilhas, equipamentos de informática, equipamentos de telefonia, fios, cabos e etc. não deve ser jogado no lixo comum quando acaba sua vida. Além de serem de difícil armazenagem pelo volume gerado, os eletroeletrônicos possuem substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente em suas composições, e também materiais valiosos, como ouro, prata e cobre são usados na composição desses equipamentos. Por isso se faz necessário disciplinar o descarte e destinação dos eletroeletrônicos – os eletroeletrônicos devem ser recolhidos e enviados para reciclagem, um processo chamado de manufatura reversa.

Na manufatura reversa os eletroeletrônicos são desmontados manualmente, logo após é feita a separação dos componentes de acordo com a reciclagem que será feita na sequência: plásticos, ferros, metais, alumínio e placas de circuitos vão para diferentes usinas. A reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental.

Para oferecer aos munícipes e aos órgãos da administração pública uma alternativa ambientalmente adequada de destinação de seus resíduos eletroeletrônicos, até que os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes implementem a logística reversa no município, alem de orientar sobre os danos à saúde e ao meio ambiente relacionados ao descarte incorreto deste material a Secretaria Municipal de Ambiente realiza o Programa Municipal de Coleta de Eletroeletrônicos.

Pontos de Entrega Voluntária:
  • Cavaleiros – Start UP Macaé;
  • Alto dos Cajueiros - na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725);
  • Centro - Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo);
  • Visconde de Araújo – Praça da Igreja Santo Antônio;
  • Parque Aeroporto - sede da Associação de Moradores do Parque Aeroporto.
Descartes de pequenos volumes podem ser feitos nos Pontos de Entrega Voluntária. Para descarte de grandes volumes ou mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones: 2772-3571/3377.
Busca

Destaque